MUITO BRILHO

24/09/2015 -- 18:00

Agita Assis, há 12 anos em atividade, proporciona qualidade de vida aos usuários

Para participar do Agita Assis o usuário deve procurar a Unidade mais próxima de sua casa e inscrever-se no Programa

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Há 12 anos teve início em Assis um dos programas de referência da cidade, que tem grande destaque no cuidado com a saúde da população e na promoção da qualidade de vida de cada cidadão: o Programa Agita Assis, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde.

O programa Agita Assis é promovido em toda a rede de atenção básica e envolve, entre as 17 unidades de Saúde do Município, atividades com o objetivo de combater ao sedentarismo, auxiliando no tratamento de doenças crônicas e divulgação da importância da prática da atividade física de forma regular.

Atualmente são aproximadamente 1.200 pessoas participantes do projeto, que são orientadas por 11 profissionais de Educação Física, duas vezes por semana, em ambiente disponibilizado para os exercícios, em todas as regiões da cidade.

Uma das principais intenções da equipe do Agita Assis é de que os usuários sejam inseridos novamente na sociedade. Por isso, o cuidado com a saúde é incentivado em cada pessoa por meio não apenas da atividade física, mas também através de um trabalho realizado por uma equipe interdisciplinar, que conta com médico, enfermeiro, dentista, agente comunitário, psicólogo, entre outros profissionais.

Em muitos casos o Agita Assis apareceu para literalmente mudar a rotina do cidadão, como é o caso da participante Maria do Nazaré, de 83 anos, que pratica atividade física desde o começo do programa e duas vezes por semana não deixa de comparecer às aulas na Vila Santa Cecília.

"Para mim é tudo perfeito, tenho 83 anos e graças ao Agita Assis tenho uma grande disposição. A minha saúde mudou, tive uma liberdade, um corpo mais leve e disposição. Digo a todo mundo que a minha vida começou depois que entrei no Agita Assis", diz entusiasmada.

Para a participante Maria dos Anjos, 67 anos, o Agita Assis proporcionou uma qualidade de vida que antes ela não tinha e um cuidado com a saúde longe dos remédios e doenças que anteriormente a afligiam.

"Pratico atividades no Agita duas vezes por semana. Comecei a fazer exercícios por problemas de saúde, agora me livrei de todas as doenças graças ao exercício. Dou um conselho para todos: que façam atividade física, pois para a saúde é fundamental. Tenho outra disposição e uma qualidade de vida que nunca imaginei", ressalta Maria dos Anjos.

Com grande credibilidade no Município, a equipe do Agita procura promover mensalmente estratégias que divulgam os trabalhos e buscam atrair mais usuários. Com isso, uma atividade extra é realizada, como festas, passeios, entre outras. No mês de setembro, como acontece tradicionalmente, foi realizado o ‘Show de Talentos do Agita Assis’.

O evento, que aconteceu no último dia 15 no Teatro Municipal, reuniu mais de 400 pessoas, que puderam acompanhar apresentações de dança, teatro, coral, poesia e música, promovidos pelos próprios usuários do Programa, mostrando à sociedade talentos muitas vezes escondidos pelo tempo. O evento aconteceu com a contribuição dos artistas da FAC e com a entidade ‘Doutores do Bem’.

"Muitos usuários têm mais de 80 anos e é uma honra ver essa população que às vezes é considerada excluída, ser aplaudida e prestigiada por um teatro lotado. A Secretaria Municipal da Saúde e as equipes de saúde têm muito orgulho dessa equipe. Conscientizamos todos de que trabalhar com saúde não é apenas falar de doenças, remédios e exames, mas também é proporcionar às pessoas o bem-estar, através de muitas práticas, dentre elas a atividade física", lembra Cristiani Silvério, coordenadora do Agita Assis.

Para participar do Agita Assis o usuário deve procurar a Unidade mais próxima de sua casa e inscrever-se. Mais informações também podem ser adquiridas no telefone 3302-5555.



Assessoria da Prefeitura Municipal de Assis
Leia também!
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook