Buscar no site

Blecaute no Complexo Prudenciana assusta moradores do bairro

Segundo munícipes, o blecaute se deu devido pessoas jogarem objetos e arames nos fios de alta tensão

Redação AssisCity

  • 04/02/16
  • 16:00
  • Atualizado há 425 semanas

Na madrugada desta terça-feira, 2, ocorreu um blecaute no Complexo Prudenciana por volta das 1h30. Segundo moradores do local, o bairro ficou sem energia até as 2h30.

Segundo munícipes, o blecaute se deu devido pessoas jogarem objetos e arames nos fios de alta tensão a fim de causar desordem e facilitar a ação de crimes.

A equipe do AssisCity entrou em contato com a Energisa orienta que não se brinque perto da rede elétrica, entre outras orientações, mas não esclarece o que aconteceu.

"A orientação é de que nunca se brinque perto da rede elétrica. Os riscos são enormes. Por isso a Energisa alerta para os perigos de praticar qualquer atividade ou brincadeira perto da rede elétrica:

Por exemplo, quando os jovens ou crianças querem soltar pipa. É preciso procurar um espaço seguro, longe das redes elétricas, e se a pipa enroscar nos cabos ou ficar presa em equipamentos da rede não tente jamais recuperá-la. É neste momento que o acidente pode ocorrer. Isso serve não só para a brincadeira de soltar pipa, mas para qualquer atividade. É preciso ficar atento.

Como nas cidades não há muita opção de espaço para a brincadeira, especialmente em bairros mais populosos, as ruas são tomadas pela criançada, que perdem a noção do perigo. Na brincadeira de empinar pipa, por exemplo, além do perigo de se machucar com eletricidade, as pessoas ainda se expõe há outros riscos, como ser atropelado, cair de um muro ou da laje e ainda, deixar todo um bairro sem energia e colocar outras vidas em risco.

Como quase toda pipa é feita de materiais que são condutores de energia elétrica, como papel laminado e plástico, o risco de um curto-circuito aumenta, prejudicando o sistema elétrico. Restos da pipa presa aos cabos elétricos são molhados durante temporais e atraem ainda mais a queda de raios sobre as redes, provocando curto-circuito e interrompendo acidentalmente o fornecimento de energia elétrica.

Para proporcionar maior segurança e continuidade da distribuição de energia, a Energisa realiza constantemente a limpeza das redes elétricas. Mas ainda são encontrados vários trechos de redes com restos de materiais de pipas presos, pois as crianças retomam a brincadeira. Por isso, é necessário ter cuidado. Não suba em árvore próxima a poste para retirar a pipa; não suba no poste; não use bambu, barra de ferro ou qualquer outro objeto para retirar a pipa presa na rede elétrica. O ideal é deixar no local, até que a empresa possa realizar nova limpeza".

Agora sobre atos de vandalismo, a empresa pede para que a população entre em contato com a distribuidora pelo 0800 70 10 327.

Receba nossas notícias em primeira mão!