Buscar no site

V.O. comanda a festa do Carnaval de Rua em Assis

Em torno de 1.500 compareceram para prestigiar o desfile

Redação AssisCity

  • 07/02/16
  • 15:00
  • Atualizado há 427 semanas

No último sábado, 6, a Escola de Samba Unidos da Vila Operária (V.O.) realizou o tradicional Carnaval de Rua , a partir das 21 horas, no próprio Bairro. Segundo a divulgação da Polícia Militar (PM), em torno de 1.500 pessoas compareceram para prestigiar o desfile que começou na Praça São Benedito e terminou na Praça da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Mesmo sem o apoio financeiro da Prefeitura, o desfile aconteceu com recursos próprios reunidos com promoções e eventos festivos.

O presidente da V.O.,Sérgio Frederico, destaca a importância do Carnaval de Rua . "O samba às vezes possui uma conotação ruim, é renegado por algumas pessoas, entretanto o Carnaval é o coroamento deste estilo musical que é muito rico, em que todos participam independente de sua classe social", declara.

Sérgio explica que o enredo V.O. 'A Mais Fina Flor do Samba' é uma homenagem às flores e conta a importância e a história delas, como a Revolução dos Cravos, a Camélia, flor que simbolizava a luta pela liberdade durante a escravidão.

O evento ressaltou a relevância de alguns sambistas antigos e colaboradores que passaram pelo grupo carnavalesco como o saudoso orquidófilo Fausto Cheida, fotógrafo da escola nos anos 1980 e idealizador da Exposição Nacional de Orquídeas, que passou a ser realizada, anualmente, na Vila Operária, na sede da Associação Comercial.

"A Vila Operária é o grande Jardim do Samba neste Carnaval, ficamos contentes em ver muitas pessoas nos prestigiando", finaliza Frederico.

De acordo com Frederico em torno de 200 pessoas participaram do desfile dividido em diversas alas como a dos passistas, maluco beleza, mulheres beers, bateria, baianas, entre outras.

Para José Maurcício Folqueiro, da ala de bateria, o Carnaval faz parte da cultura do brasileiro e é um evento democrático. Letícia Carpientieri vai mais além: "O Carnaval é um evento cultural que simboliza a alegria e felicidade, ainda mais nesses tempos de crise", ressalta.

O morador da Vila Operária, João Gabriel Cândido, foi com sua família e ressalta que desde que mora no Bairro acompanha os ensaios e desfiles da V.O. e que sua família vê o samba como tradição.

A festa carnavalesca continua na segunda-feira, 8, a partir das 19 horas, também na Praça São Benedito, e roda de samba com partideiros de Assis e a bateria da Escola de Samba.

Confira as imagens do desfile:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais