Buscar no site

Vacina acaba no dia 'D' de vacinação em cidades do Centro-Oeste Paulista

Estado informou que Ministério da Saúde não enviou doses suficientes. Vacinação contra gripe, incluindo H1N1, segue até dia 20 de maio

G1

  • 30/04/16
  • 20:00
  • Atualizado há 416 semanas

O medo da gripe H1N1 provocou uma correria neste sábado (30) aos postos de saúde de Bauru (SP) e região, mas teve paciente que voltou para casa sem vacina. Em algumas cidades do Centro-Oeste Paulista, a campanha mal começou e os estoques já ficaram vazios.

O Estado informou que faltou vacina porque o Ministério da Saúde não enviou doses suficientes para o dia "D" de vacinação. Uma nova remessa deve ser entregue aos municípios na próxima segunda-feira (2).

Em Marília, a procura foi tão grande que as doses acabaram antes do meio-dia. "Onze horas, onze e meia que nós fomos e já não tinha mais", conta o técnico em segurança do trabalho Rogério Serra dos Santos.

A meta em Marília é imunizar 53 mil pessoas, mas para o primeiro dia de vacinação, o município recebeu apenas 17.900 doses. "Começou a vacinar às 8h da manhã e quando era 10h30 já tinha acabado e não tem previsão de quando vai ter", reclama a aposentada Ednalda Souza Brito.

Em Botucatu, quem foi aos postos depois do meio dia encontrou as portas fechadas e um cartaz avisando que eles receberam só um terço das vacinas. "A gente chegou, deu meia-hora e eles fecharam os portões dizendo que tinha acabado", diz a esteticista Débora Baldani.

Em Bauru, as doses da vacina também acabaram uma hora antes do que era previsto em alguns postos de saúde. Teve gente que encarou a fila duas vezes e mesmo assim voltou para casa sem a vacina, como a pensionista Elizabete Cordeiro Rodrigues. "Não consegui tomar. Eu vim, disseram que tinha acabado. Agora vim outra vez, dizem que não tem mais."

Aproximadamente 80 mil pessoas que fazem parte dos grupos de risco em Bauru devem ser imunizadas, mas o município recebeu 32 mil doses para o dia "D" de vacinação. Como a procura foi acima do esperado, os estoques da divisão epidemiológica ficaram vazios.

"A partir de quarta-feira (4), a gente está recebendo um novo estoque do Estado, a gente vai repor os estoques nas unidades e quarta-feira já pode procurar as unidades para receber a dose", afirma o diretor da divisão epidemiológica de Bauru, Ezequiel Aparecido dos Santos.

Em Marília, a previsão, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, é de que os postos de saúde sejam abastecidos já na segunda-feira. Em Botucatu, novas doses da vacina contra a gripe devem chegar na quarta-feira. A campanha vai até o dia 20 de maio.

Estado informou que Ministério da Saúde não enviou doses suficientes (Foto: Reprodução / TV TEM)

Receba nossas notícias em primeira mão!