Buscar no site

Cerca de 8 mil pessoas foram vacinadas no sábado, 30 de abril, contra a gripe

A campanha continua

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 02/05/16
  • 16:00
  • Atualizado há 416 semanas

O setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Assis, estima que em torno de 8 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza H1N1 e outros dois tipos virais de gripe no último sábado, dia 30 de abril, o Dia 'D' contra a gripe.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis, Nilsa Leite, informa que a campanha continua nesta semana e abrange o primeiro grupo de risco que são as crianças de seis meses a cinco anos de idade, maiores de 60 anos, gestantes, puérperas, que são mulheres que passaram há pelo menos 45 dias pelo trabalho de parto, além de profissionais da rede pública e privada de hospitais, pronto atendimentos e outras unidades de saúde.

O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira das 8 h às 17 h nas principais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos programas de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).

"O pessoal está bem conscientizado; o grupo desta primeira etapa compareceu bastante no sábado, que foi o dia 'D'. Das 8 h às 13 h, em torno de 4 mil pessoas foram vacinadas, não terminamos a contagem ainda, entretanto, estimo que 8 mil receberam as doses. No início da tarde de hoje, mais doses chegarão nas nossas unidades, acredito que cheguem de 8 mil a 9 mil vacinas", diz.

A segunda etapa da campanha de vacinação começa na segunda-feira, 9, e o público previsto são as pessoas que possuem comorbidades, ou seja, doenças crônicas como diabetes, problemas respiratórios, entre outras. Além de outros profissionais da saúde.

Ao ser questionada sobre os casos de H1N1 na cidade, Nilsa, informou que os casos suspeitos são 19, e que os resultados dos exames estão sendo feitos pelo Laboratório Adolfo Lutz, portanto, não há nenhuma confirmação ainda.

Confira os locais de vacinação:

As vacinas estarão disponíveis nas UBSs da Vila Fiúza, Maria Isabel, Bonfim, Vila Operária, Central, Jardim Paraná e Vila Ribeiro. A campanha também será realizada em algumas ESFs como as do Jardim Eldorado, Vila Prudenciana, Vila Progresso, Bela Vista e Vila Glória.

Nilsa Leite

Receba nossas notícias em primeira mão!