Buscar no site

Vacina H1N1 esgota em Assis; situação já foi normalizada

Faltou vacina na manhã desta segunda-feira, 2, mas a situação já está normalizada

Redação AssisCity/Foto: Arquivo AssisCity

  • 03/05/16
  • 14:00
  • Atualizado há 412 semanas

Mais de 8.000 pessoas foram vacinadas contra a gripe H1N1 e outros dois tipos virais, em Assis. A procura foi tão alta que na última segunda-feira, 2, os postos de vacinação estavam sem doses, mas as vacinas já voltaram a ser disponibilizadas para os grupos de risco.

Na segunda-feira, 2 de maio, dois dias após o dia 'D' contra a gripe, diversos munícipes procuraram os postos de vacinação, mas não encontraram as doses. A secretária de Saúde do Município de Assis, Denise Fernandes de Carvalho, confirmou a falta no período da manhã de ontem, mas diz que já foi normalizado e orienta a população que se encontra no grupo de risco a procurar os locais que oferecem às vacinas.

"A procura foi muito grande, a população que se encontra no grupo de risco deve procurar

às unidades que oferecem à vacina das 8 h às 17 h. Nesta primeira semana continuaremos a vacinar as pessoas que são do grupo de risco 1, que são as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, maiores de 60 anos, gestantes, puérperas, além de profissionais da rede pública e privada de hospitais, pronto atendimentos e outras unidades de saúde. A partir da segunda-feira, dia 9, as pessoas que têm comorbidades, ou seja, doenças crônicas como diabetes, problemas respiratórios, entre outras, devem ser vacinadas. Profissionais da saúde podem tomar a vacina", esclarece.

A secretária aconselha a população que se encontra nos grupos de riscos a procurar a vacinação e dá orientações fundamentais para amenizar os riscos da gripe. "Qualquer gripe deixa o indivíduo debilitado; a influenza H1N1 é muito preocupante também. Não devemos esquecer de lavar sempre as mãos, utilizar álcool em gel e deixar o ar circular, abrir as janelas das casas. Nossas unidades de saúde e a UPA estão lotadas, muita gente procura, por causa da gripe", diz.

As vacinas estão disponíveis nas UBSs da Vila Fiúza, Maria Isabel, Bonfim, Vila Operária, Central, Jardim Paraná e Vila Ribeiro. A campanha também será realizada em algumas ESFs como as do Jardim Eldorado, Vila Prudenciana, Vila Progresso, Bela Vista e Vila Glória.

Secretária de Saúde do Município de Assis, Denise Fernandes de Carvalho

Receba nossas notícias em primeira mão!