Buscar no site

Estudantes ocupam Etec na Vila Leopoldina, em São Paulo

Diretora da Etec Basilides de Godoy diz que há 150 alunos no local.Em nota, Centro Paula Souza diz que aguarda posicionamento da Justiça

G1/Foto: Divulgação

  • 03/05/16
  • 16:00
  • Atualizado há 415 semanas

Estudantes ocuparam a Escola Técnica Estadual Professor Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (3). Cerca de 150 jovens estão no local.

Além do Centro Paula Souza, estão ocupadas as Etecs: São Paulo, no Bom Retiro, Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, e St. Ifigênia, que funciona junto com a sede. Nas redes sociais, há relatos de ocupação nas Etecs: Paulistano, Pirituba, Jaraguá e Embu.

A diretora Rosemari Colcerniani informou ao G1 que a ocupação ocorreu na madrugada. "Um grupo de oito alunos ameaçou quebrar a escola, caso o vigia não entregasse as chaves. Por volta de 6h30, os alunos que chegavam para estudar eram convidados a participar de uma assembleia", disse.

De acordo com a diretora, que chegou a conversar com os alunos que ocupam o local, os adolescentes pedem melhorias na estrutura da escola, melhorias nos equipamentos, melhorias na qualidade do ensino e melhorias na qualidade da merenda. "Na escola, os alunos recebem merenda seca, mas pedem a refeição", explicou Rosemari.

A maior preocupação da diretora é em relação aos alunos que vão se formar em breve. Na Etec são oferecidos seis cursos técnicos, além do ensino médio. A unidade tem cerca de 1700 alunos. "Não havendo aula, haverá reposição e teremos de adiar o fim do calendário. Temos de ter 100 dias letivos. Muitos alunos querem aula, especialmente os que estão no período noturno. Temos receio de que cheguem na escola, à noite, queiram entrar para estudar e aconteça algum problema".

Sobre as instalações da Etec, Rosemari disse que não sabe se estão preservadas. "Não sei dizer se quebraram. Eles acessaram um departamento onde estão todas as chaves que dão acesso à area administrativa".

De acordo com o Centro Paula Souza, além da sede, as Etecs São Paulo, Paulistano e Professor Basílides de Godoy não tiveram aula nesta terça. Na Etec Santa Ifigênia, escola que funciona no mesmo local da sede da instituição, as atividades estão suspensas por medida de segurança.

Centro Paula Souza

Estudantes ocupam o Centro Paula Souza pelo sexto dia. Os jovens protestam contra os esquemas de desvios de verba para a compra da merenda escolar, contra a precarização da educação, os problemas com merendas nas Etecs e Fatecs e os cortes nos repasses para a educação.

A diretora-superintendente da instituição, Laura Laganá, também esteve no local pela manhã e participou de um abraço coletivo.

Nota oficial

Em nota, o Centro Paula Souza informou que aguarda o posicionamento da Justiça em relação à conciliação com os estudantes. Segundo o texto, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, se propôs a receber uma comissão de alunos para dialogar na manhã desta terça, mas os estudantes teriam recusado.

Segundo a instituição, com o expediente parcial na segunda, foi possível fazer a folha de pagamento de abril para os funcionários. Porém, vários processos, como o envio de insumos às escolas, foram prejudicados.

Sobre a merenda, o Centro Paula Souza informou que, desde segunda-feira (2), 100% das Etecs passaram a oferecer alimentação escolar. E informou ainda que o fornecimento de vales-alimentação reivindicado pelos alunos é inviável.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais