Buscar no site

Cidadão registra mato alto no Cemitério Municipal de Assis

Frequentadores reclamam do mato alto, ainda mais nesta época que recebe um contingente maior de visitantes

Redação AssisCity / Foto: AssisCity

  • 06/05/16
  • 07:00
  • Atualizado há 414 semanas

Próximo da festividade do Dia das Mães, domingo, 8 , data esta que costuma receber grande contingente de visitantes aos túmulos de entes queridos no Cemitério Municipal da Saudade de Assis, o espaço se encontra repleto de mato alto ao redor de muitas sepulturas e até mesmo nos jazigos.

Muitos frequentadores, que estão indo ao local para acender velas ou levar flores às mães falecidas, estão reclamando do descaso na área.

A equipe de reportagem do AssisCity esteve no Cemitério e constatou que algumas áreas foram capinadas, mas muitas ainda não passaram por este serviço.

O administrador do Cemitério, Pedro Rezende Filho, reconhece o problema, porém, alega que o serviço é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

"A nossa equipe é pequena; são dois coveiros e três auxiliares de coveiros, mas um está de férias, e nem é trabalho deles a capinação. Com esta equipe pequena estamos controlando a situação. A responsabilidade de eliminação do mato é da Secretaria do Meio Ambiente, todavia informam que estão com poucos funcionários, por isso não executam o serviço com tanta frequência", justifica.

"O mato do Cemitério não pode ser totalmente erradicado, visto que a área é de declive. Se tirarmos todas as ervas daninhas, a chuva pode vir e causar erosão. O que pode ser efeito é a amenização deste problema", acrescenta.

Pedro lembra que a eliminação do mato nas sepulturas é de responsabilidade do titular da concessão, ele ressalta a Lei Municipal 4.407/2004 que dispõe dos cuidados dos jazigos por parte de seus proprietários.

"A manutenção dos jazigos são de responsabilidade de seus titulares, toda a limpeza, bem como a manutenção, assim o mato nas sepulturas devem ser retirados por eles. Dispomos de tambores, caçambas de entulho e ponto ecológico; tudo isso é para jogar o seu lixo da forma correta", finaliza.

Pedro Rezende pede que os visitantes continuem cuidando do local, no sentido de evitar objetos que acumulam água. "Tivemos 4 visitas da Vigilância Epidemiológica e não foi encontrado nem um foco de mosquito transmissor da Dengue".

O secretário de Meio Ambiente, Fabiano Cavalcante, foi procurado através do contato telefônico, entretanto não atendeu às ligações até o fechamento desta edição.

Pedro Resende Filho, administrador do Cemitério Municipal

Confira as fotos de como esta o Cemitério Municipal de Assis:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias