Buscar no site

Chupar dedo e chupeta podem prejudicar o desenvolvimento bucal e respiratório das crianças

Patricia Sartori

  • 07/06/16
  • 08:00
  • Atualizado há 407 semanas

Com o uso de chupetas, a mastigação que deveria ser bilateral e alternada, passa a ser vertical ou de um lado só, afetando diretamente as articulações têmporo-mandibulares e o desenvolvimento das estruturas envolvidas. Desenvolve-se, potencialmente, uma deglutição atípica, com interposição de língua e participação da musculatura peri-oral.

O padrão respiratório se altera de nasal para bucal ou misto. Com tudo isso, ocorre uma predisposição maior para o aparecimento de alergias respiratórias, como rinites, sinusites, adenoides hipertrofiadas, entre outros, prejudicando profundamente a saúde e a qualidade de vida das crianças. 

Altera a postura e tonicidade dos músculos da boca

Durante a sucção do bico artificial da chupeta, o bebê utiliza incorretamente a musculatura da língua, bochecha e dos lábios, levando à diminuição da tonicidade muscular. O lábio superior fica encurtado, o lábio inferior fica flácido e evertido (virado para fora), ocorre a perda do selamento labial passivo (sem esforço), a pele do queixo pode ficar enrugada, refletindo o esforço do músculo mentalis para auxiliar no vedamento labial, as bochechas ficam hiper/hipotonificadas e caídas, de acordo com a forma que a criança adapta a sucção, e a língua perde a tonicidade, ficando numa posição baixa e retruída dentro da cavidade bucal.

Causa deformações esqueléticas na boca e na face

As arcadas e os ossos nasais sofrem atresias (estreitamento) e desvios (desvio de septo) prejudicando também as funções de deglutição, mastigação, fala e respiração. Outra consequência são as más oclusões dentárias como mordida aberta, mordida cruzada unilateral ou bilateral, retrognatia mandibular (quando a mandíbula não consegue desenvolver no sentido anterior e fica posteriorizada), apinhamentos dentários, falta de espaço para os dentes. Segundo a literatura, crianças com hábitos de sucção não-nutritiva apresentam 12 vezes mais chance de desenvolver problemas oclusais do que crianças sem hábito.

Respiração Bucal

A sucção não nutritiva está entre as causas da síndrome da respiração bucal (o ar inspirado não passa pelo processo de filtragem, aquecimento e umedecimento que ocorre na respiração nasal), deixando a criança sujeita a uma série de doenças respiratórias. A respiração bucal também causa alterações físicas na face, alterações na fala, problemas dentários e nas arcadas e problemas de crescimento, com alterações na postura corporal. Além disso, diminui qualidade de sono, consequentemente prejudicando a atenção nos estudos. 

Portanto, pacientes com o hábito de sucção de dedo ou chupeta devem procurar um cirurgião dentista para avaliar os efeitos negativos que ocorreram e se afetaram o desenvolvimento da criança.

Se houve alteração esquelética, poderá ser feita uma correção dentária com o uso de aparelhos ortopédicos e ortodônticos. Como, normalmente, junto às alterações esqueléticas há as alterações funcionais, é muito importante que o tratamento ortodôntico seja feito em conjunto com fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas.

Por: Patricia Sartori

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também