Buscar no site

A crise política e econômica instalada e a atividade física

Confira a dica do Personal sobre atividade física

André Varela

  • 13/06/16
  • 11:00
  • Atualizado há 405 semanas

A crise política e econômica instalada no país tem deixado a população aflita, independente de sua classe social. Tal fato tem afetado diretamente a população, pois já se sabe que grande parcela da sociedade vive sob situações de stress e ansiedade em decorrência da globalização e do mundo virtual, onde tudo é muito rápido.

Pressões no trabalho, insegurança, competitividade, todos esses fatores podem levar a quadros psicológicos que desestabilizam essa geração e tais problemas podem esbarrar diretamente em sua fisiologia. Sabendo disso, é necessário entender que o stress afeta o rendimento do ser humano em todos os seguimentos, seja no próprio trabalho ou nas atividades diárias com a família, gerando indisposição, cansaço, baixa autoestima, problemas que podem evoluir para a depressão.

Dessa forma, cabe ao próprio indivíduo procurar ajuda, mas a pergunta é, qual? Pense em algo que depende somente da sua boa vontade e que trará benefícios tanto psicológicos, quanto afetivos, fisiológicos e estéticos. Pensou? Pois bem, trata-se de atividade física!

Ter um hobby é super importante, já que quando fazemos algo que gostamos nos sentimos bem, esquecemos as pressões e os problemas. O exercício físico pode não ser algo que todos gostem, porem é algo que todos precisam e que, às vezes, começa como obrigação, mas posteriormente torna-se algo prazeroso. O causador dessa sensação é um hormônio chamado endorfina que é liberado quando praticamos exercícios físicos. Este hormônio também inibe os mecanismos causadores da dor por provocar sensação de bem estar, a atividade física estimula a liberação de vários outros hormônios benéficos ao nosso corpo, falaremos disso no próximo post.

Caminhadas ao ar livre, academia, luta e esportes em geral são algumas das muitas opções possíveis. Cada uma delas trás inúmeros benefícios, a atividade física bem orientada irá proporcionar redução dos riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, ajudando também na saúde mental, devido a melhora da auto estima e estética, além da interação social, que ajudará no controle da ansiedade e do stress.

Dica: Se você é sedentário e não tem qualquer iniciativa para a prática esportiva, comece com coisas simples, deixe de usar o controle remoto, por exemplo. Leve seu animal de estimação para passear, isso já ira lhe tirar do sedentarismo. Quando se sentir mais disposto faça uma caminhada leve de 15 a 20 minutos, depois disso aumente o percurso, vá um pouco mais longe, e assim, cada semana ficará mais fácil. Quando isso acontecer faça a caminhada em um ritmo mais rápido e ao sentir que está ficando cansado, volte ao ritmo normal, lembrando também pessoal, que é muito importante antes de se iniciar qualquer atividade física procurar seu médico para que ele veja como esta a sua saúde e possa te liberar para as atividades. Não esqueça, uma boa orientação de um educador físico é de extrema importância.

Valeu pessoal, até o próximo post. Dúvidas, perguntas, podem deixar nos comentários que responderemos conforme a oportunidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos