Buscar no site

Leitora do AssisCity filma suposta briga de tucanos e Bem-te-vi

Bióloga explica que o Bem-te-vi poderia estar encarando o tucano para proteger o seu território, alimentação, ninho e seus filhotes

Redação AssisCity/Foto: Divulgação

  • 24/06/16
  • 08:00
  • Atualizado há 407 semanas

Na última quarta-feira da semana passada, dia 15 de junho, a atendente de loja de sucos, Maria Eloiza da Silva, de 44 anos, flagrou uma cena inusitada no meio urbano e filmou a suposta briga de um Bem-te-vi e dois tucanos em uma árvore da Escola Municipal Mafalda Salotti Bartholomei, na Vila Progresso, em Assis.

Maria Eloiza achou a cena distinta, pois nunca havia visto algo parecido antes. "Não consigo descrever a sensação, mas afirmo que fiquei maravilhada com a beleza dos tucanos e achei engraçada a briga deles com o Bem-te-vi. Fiquei intrigada, gostaria de saber o motivo da briga", conta.

De tão intrigada, a assisense fez uma foto dos tucanos e um vídeo da suposta briga das aves.

A reportagem do AssisCity procurou Fernanda Rodrigues, que é licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pelo campus de Bauru, e mestranda em Zoologia no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, e explicou o comportamento dos tucanos e a possível briga entre eles.

"Aves oportunistas se adaptam a diversos ambientes e nichos ecológicos. E muitas conseguem viver bem em meios urbanos, devido à facilidade de encontrar alimentos. Como é o caso do Tucanuçu, popularmente conhecido como tucano, Ramphastos toco e o Bem-te-vi, Pitangussulphuratus", explica.

Fernanda relata que os tucanos comem frutos e diversos animais invertebrados, como aranhas, grilos, cigarras, cupins, e pequenos vertebrados, como filhotes de aves.

"O Bem-te-vi também é oportunista, ajustando-se a qualquer meio e descobrindo facilmente novas formas de alimentos. Sua dieta é extremamente variável, na maioria insetos e frutas, mas também pequenos vertebrados. É bastante agressivo, territorialista e barulhento, ameaçando até aves maiores que se aproximam de seu território", acrescenta.

A hipótese da bióloga para possível briga das aves é que o Bem-te-vi poderia estar encarando o tucano para proteger o seu território, alimentação, ninho e seus filhotes.

Fernanda Rodrigues é licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pelo campus de Bauru, e mestranda em Zoologia no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu

Maria Eloiza da Silva, de 44 anos

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais