Buscar no site

A prazerosa atividade de pular corda

André Varela

  • 25/07/16
  • 18:00
  • Atualizado há 403 semanas

Olá pessoal! Estou de volta e desta vez com uma dica bem prática para vocês. Já passamos o primeiro treino de caminhada e corrida, quando o coach Alexandre Greijo recomendou um treino básico, curto e intenso. Hoje faremos um exercício que lembrará sua infância, uma das melhores épocas de nossas vidas! Concordam? Lembra-se daquela brincadeira que nos fazia saltar? Reloginho, cobrinha, fogo, foguinho, enfim, são vários os nomes e saíamos daquela corda sem nem sentir cansaço. Afinal, quando brincamos e fazemos algo prazeroso, demoramos mais para cansar, pois o tempo passa mais rápido. Que tal voltarmos a pular corda? Vamos lá! Hoje ensinaremos vocês como confeccionar uma corda e como aprender a pular.

Pular corda vai muito além de uma simples brincadeira. Esse tipo de atividade proporciona uma grande melhora na resistência física e na saúde, ajudando na coordenação, definição corporal, emagrecimento e aumento na força das pernas. Esse exercício tem como benefício mobilizar várias partes do corpo, por exemplo, os braços para movimentar a corda, a musculatura do tronco e especificamente a região do core (vários músculos do centro do corpo como abdômen, lombar eretores da coluna), além da musculatura das pernas para saltar e amortecer a queda.

Pular corda é uma ótima atividade, e, dependendo da intensidade, 15 minutos pulando pode equivaler a 45 minutos de corrida em termos de gasto calórico, ou seja, você pode otimizar o seu tempo. Claro que quando ainda não se tem a técnica correta fica mais difícil, mas o post de hoje é justamente para ensinar e deixar vocês tão bons quanto os famosos boxeadores que conhecemos. Lembra-se do filme do Rocky Balboa? Pois é, você também pode fazer aquilo, e é só uma questão de tempo e treino.

Dicas

Evite pular em locais escorregadios, como piso frio ou azulejo.

Mantenha sempre o corpo reto, olhando para frente.

Pule com os dois pés e, na hora de aterrissar, faça isso com a parte da frente dos pés.

Salte com as pernas estendidas e aterrisse com os joelhos flexionados.

Contraindicações

Pessoas com lesão muito grave no joelho

Problemas cardíacos

Indivíduos muito acima do peso

Tamanho P: para pessoas de até 1,5 m - tamanho da corda - 2,45m

Tamanho M: para pessoas entre 1,5 m e 1,80m - tamanho da corda - 2,65m

Tamanho G: para pessoas acima de 1,80m - tamanho da corda - 2,85m

Treino

Vamos iniciar com um treino leve. Pule corda por 30 segundos e descanse 20. Siga assim por 8 minutos.

As progressões podem ser feitas de acordo com seu condicionamento, como aumentar o tempo e diminuir o descanso. Essas variações permitirão você dar estímulos diferentes e fazer com que o corpo sempre tenha que se adaptar, causando melhora nas capacidades físicas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais