Buscar no site

Casos de incêndio aumentam nesta época do ano

De acordo com o tenente da Corporação, algumas medidas podem diminuir estas ocorrências

Redação AssisCity / Foto: Arquivo AssisCity

  • 27/07/16
  • 08:00
  • Atualizado há 404 semanas

Nos meses de seca, que geralmente são no Outono e no Inverno, os números de incêndios aumentam. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Assis, Diego de Oliveira Pecoraro, a quantidade é de quatro a cinco ocorrências por dia, algumas medidas de conscientização podem evitar os incêndios.

Pecoraro cita como exemplo, uma área de plantação de eucaliptos na Avenida David Passarinho, na Vila Xaxier. No domingo, 24, este local, de aproximadamente de 3.500 m², pegou fogo e a equipe gastou 4.000 litros de água para conter as chamas.

"Esta ocorrência foi desgastante. O papel dos bombeiros é também apagar incêndios, mas o nosso trabalho também é direcionado para outras áreas. O número é de 4 a 5 focos de incêndios diariamente em Assis. Às vezes gastamos muito tempo em determinada ocorrência, sendo que poderíamos executar outros trabalhos de grande importância para a população", disse.

De acordo com o tenente, muitas pessoas tentam limpar o mato de terrenos com o fogo e esta prática não é adequada, por causa da poluição que é prejudicial e também pelo fato da baixa umidade do ar e o vento serem fatais para a ocorrência de incêndio.

"A maioria dos incêndios são causados pela população. É comum em limpezas de terrenos na área urbana e em sítios. O ideal é que o proprietário faça a capinação na divisa de propriedades, pois se tiver incêndio, as chamas não vão poder passar para outra propriedade", orienta.

Por fim, Pecoraro informa que as pessoas que provocam incêndios, propositalmente, para a limpeza são passíveis de punição, haja vista que há Lei Municipal que dispõe sobre a autuação de quem limpa terrenos com fogo.

Tenente Diego de Oliveira Pecoraro

Receba nossas notícias em primeira mão!