Buscar no site

Árvore de mais de 100 anos é cortada em Assis

Diretoria da Santa Casa informa que a árvore gerava riscos ao prédio

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 27/07/16
  • 14:00
  • Atualizado há 404 semanas

Uma paineira de importante valor simbólico, cultural e ambiental para muitos assisenses foi cortada na semana passada na região da Santa Casa de Misericórdia de Assis, tem sido discutido de forma polêmica e muitos cidadãos se mostram indignados.

Um grupo de pessoas emitiu um documento ao Grupo de Atenção Especial do Meio Ambiente de Assis (GAEMA) para questionar o corte da árvore.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Cavalcante, limitou-se a dizer que o pedido de corte da árvore foi feito pela Santa Casa e que um engenheiro técnico verificou e autorizou o serviço.

"A Santa Casa passa por uma reforma e foi feito pedido e nós autorizamos e executamos. Uma paineira não é recomendável para se plantar em vias urbanas. Sobre o motivo do corte é melhor conversar com a assessoria de imprensa da entidade", ressalta.

Em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Assis foi emitida a seguinte nota de esclarecimento:

"Durante as obras de melhorais no prédio da Maternidade Nossa Senhora das Vitórias da OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis, a Diretoria da Organização foi informada pelo engenheiro responsável da obra que as raízes da árvore estavam comprometendo toda a estrutura do prédio da Maternidade, fato que podia ser observado com o rompimento da calçada em frente, que já estava totalmente destruída pelas raízes, além das rachaduras existentes nas paredes do prédio. Em ambos os casos foram avaliados também os riscos que o fato representava aos pacientes, tanto com o comprometimento da estrutura do prédio, quanto na dificuldade do trânsito de pedestres, das ambulâncias e demais veículos, quando estes traziam pacientes para atendimento na Maternidade.

Verificados os problemas e os riscos, a OSS Santa Casa de Assis, através de ofício, solicitou à Secretaria do Meio Ambiente o corte da árvore, seguindo os trâmites necessários e legais para o procedimento. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entendendo as preocupações e atendendo também, primeiramente, a segurança de todos, autorizou o corte da árvore.

Além dessas motivações, a árvore em questão também comprometia a rede elétrica, já que seus galhos estavam ultrapassando a fiação, exatamente no poste onde se localiza o transformador da Maternidade e também do Hospital Regional de Assis.

O corte da árvore ocorreu com segurança, sem a necessidade de interrupção de energia ou qualquer outro transtorno e foi justificada por motivo de extrema segurança.

A OSS Santa Casa de Assis informa ainda que, após o termino das obras, será realizado um trabalho de rearborização do espaço".

Receba nossas notícias em primeira mão!