Buscar no site

Consumo de álcool e a Prática de Atividade Física

Alexandre Greijo

  • 15/08/16
  • 06:00
  • Atualizado há 400 semanas

O consumo de álcool é uns dos mais importantes fatores de riscos para a saúde no mundo. Ela continua sendo a droga mais consumida entre os praticantes de atividades físicas, o que é bastante prejudicial à saúde dos mesmos. A bebida alcoólica afeta negativamente tanto no seu desempenho, quanto na sua recuperação pós-treino, além de algumas das suas funções metabólicas, tais como: função renal, pulmonar, cardiovascular, neural e muscular, no metabolismo dos macronutrientes, na temperatura corporal, além de prejudicar a glicemia e causa a desidratação.

O álcool diminui a força, a potência muscular, a velocidade, a resistência muscular localizada e resistência cardiovascular, bem como a propriocepção, a contração e a recuperação muscular. O seu consumo também prejudica o tempo de reação instantâneo, coordenação, equilíbrio e coordenação motora fina. Outro efeito que o álcool promove é o aumento do peso, devido à grande quantidade de calorias presentes em cada dose.

Concluímos então que o consumo do álcool aumentou nos últimos anos. Atletas e praticantes de atividade física devem ser sempre informados quantos aos prejuízos causados pelo seu consumo e seu antagonismo com exercícios físicos, para poderem decidir se vão ou não fazer o uso dessa substância.

Valor calórico:

Estudos mostram que um grama de álcool possui aproximadamente 7 kcal. Porém, o álcool não possui micronutrientes, isso quando comparado com o valor calórico dos macronutrientes. Temos carboidratos e proteínas, cerca de 4 kcal para cada grama e 9 kcal de gordura para cada grama.

Barra Fixa, confira as dicas com Alexandre Greijo e André Varela:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais