Buscar no site

Assis registra mais de 20 denúncias de irregularidades eleitorais, somente pelo aplicativo Pardal

As denúncias são datadas desde o dia 18 de agosto

Redação AssisCity / Foto Ilustrativa

  • 27/09/16
  • 08:00
  • Atualizado há 391 semanas

A cinco dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 20 denúncias pelo aplicativo Pardal, oriundas de Assis. O aplicativo permite que os eleitores de todo o País façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas quanto na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

O Chefe de Cartório da 290 ª Zona Eleitoral de São Paulo, responsável por parte do eleitorado de Assis e de Echaporã, Luís Cesar de Oliveira da Silva, ressalta que houve algumas denúncias em Assis por este aplicativo.

"As denúncias são encaminhadas ao promotor eleitoral do Ministério Público, em Assis, Eduardo Henrique Amâncio de Souza que analisa os casos, fazendo uma triagem. Os dados completos quem sabe é o MP, mas sabemos que não houve nenhum crime eleitoral; a quantidade é mais de vinte casos, dos quais todos foram por campanha eleitoral irregular", explica.

Para Luís Cesar tem sido bom o aplicativo Pardal, pois em todo o País já houve muitas representações contra muitos candidatos que apresentaram irregularidades.

Já Misael da Silva Maia, chefe de Cartório da 15ª Zona Eleitoral de São Paulo, responsável por outra parte do eleitorado assisense e de Florínea e Tarumã, destaca que nesta Zona não houve nenhuma denúncia pelo aplicativo Pardal.

O aplicativo também tem a finalidade de denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. Veja aqui quais são as condutas proibidas aos candidatos durante a campanha.

De acordo com o TSE, São Paulo, por ser o estado mais populoso e com o maior número de eleitores e, também, de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros. Em todo o País, já houve 32. 070 registros pelo aplicativo Pardal.

Receba nossas notícias em primeira mão!