Buscar no site

Moradores relatam infestação de escorpiões em diversos pontos da cidade

Diversos paraguaçuenses relataram que procuraram o Departamento de Saúde, mas nenhuma atitude pode ser tomada.

Redação ParaguaCity.com

  • 24/10/16
  • 10:00
  • Atualizado há 390 semanas

Uma publicação nas redes sociais tem causado o pavor na população e alerta para o aparecimento de escorpiões em diversos locais de Paraguaçu Paulista. A jovem paraguaçuense Talita Guedes relatou que, pela terceira vez, encontrou um escorpião amarelo em sua casa neste final de semana.

Moradora da Vila Gammon, a jovem disse que tem sido comum o relato de vizinhos dizendo que tem encontrado o animal em quintais e até mesmo no interior das casas. Talita afirmou que uma vizinha chegou a ser picada pelo aracnídeo. A espécie mais comum que tem sido encontrada pelos paraguaçuenses é o escorpião amarelo.

Ela disse ainda que, há uns dois meses, dois escorpiões já haviam aparecido em sua casa. Outra moradora também comentou que achou um escorpião no quarto da sua casa. "Fui até o Dep. de Saúde e entreguei ele ainda vivo, achei que seria útil, engano meu, me disseram que não poderiam fazer nada a não ser recolher e me entregaram folhetos e pediram que eu mesma entregasse aos meus vizinhos orientando eles a cuidar do quintal pra evitar que eles aparecessem", lembrou Regiane.

Já Marcilene Ribeiro, que também encontrou o animal, também o levou para o Departamento de Saúde. "Me disseram mais um, guarda no álcool, é normal tem muitos aqui na cidade, está cheia", relatou a moradora nas redes sociais.

Outra moradora, Denise, disse que já encontrou 16 escorpiões, sendo 4 dentro de casa e precisou dedetizá-la. "Infelizmente não adianta procurar vigilância sanitária. Eles não resolvem nada, jogam a responsabilidade toda para nós mesmo. Mas dedetizei minha casa e com toda certeza resolve sim. Depois da dedetização apareceram 2 mortos e dentro de casa. Já protocolei duas vezes na prefeitura e nada fizeram. Estamos sozinhos nessa luta. Aguardo a próxima administração da cidade para lutar com a gente", lamentou a moradora.

Há relatos de encontro dos animais no conjunto Habitacional Dona Lina Leuzzi, Panambi, Jardim América, próximo ao Cemitério, além da Vila Gammon.

Escorpião-amarelo

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste e Centro oeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da especie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida. Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil em região urbana, devido ainda à grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais