Buscar no site

Tendas de Festival atrapalham feirantes na Praça da Bandeira, em Assis

Feirantes relatam que tiveram prejuízos

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 25/10/16
  • 06:00
  • Atualizado há 391 semanas

A tradicional feira livre de domingo na Praça Walter Mansolelli, mais conhecida como Praça da Bandeira, foi prejudicada, segundo os feirantes, pelo Festival de São Gonçalo de Música Caipira, que aconteceu nas noites da sexta-feira, 21, e sábado, 22.

Os feirantes relatam que as tendas do Festival atrapalharam clientes para estacionarem os carros e até eles próprios para montarem as barracas e comercializarem os produtos.

A reclamação comum dos feirantes é que não foram avisados com antecedência sobre a realização do Festival, o que dificultou a montagem das barracas, bem como a locomoção dos clientes.

"Foi uma falta de respeito conosco e com os nossos clientes. O Festival atrapalhou a nossa feira livre, que é tradicional, atrapalhou as nossas vendas", desabafa o feirante Vanderlei Alarcão.

A presidente da Associação dos Feirantes de Assis e Região (AFRA), Ângela Sandri, ressalta que as perdas nas vendas foi de até 70% e que a maioria dos clientes são idosos, os quais possuem dificuldades de locomoção.

"Não fomos avisados sobre o Festival, quando tem a Virada Cultural aqui na Praça, a FAC nos oficia com um mês e meio, até dois meses de antecedência, assim já avisamos os clientes previamente e nos programamos. Tivemos dificuldades para montar as nossas barracas de madrugada por causa das tendas do evento, e os nossos clientes não conseguiram estacionar os seus carros para as compras, ainda mais os mais velhos", lamenta Ângela.

Ângela ressalta que na manhã desta segunda-feira, 24, houve uma reunião na Prefeitura com o secretário Municipal de Governo e Administração de Assis, Fernando Mossini, sobre o próximo evento na Praça da Bandeira, que deve ocorrer neste final de semana.

"Na reunião relatamos o problemas que enfrentamos e o secretário disse que na semana que vem não sofreremos com isso, pois o Festival será das 16 horas à meia-noite, além disso afirmou que pedirá apoio do Departamento Municipal de Trânsito. Acredito que foi uma falta de respeito para conosco, entendemos que o Festival de Música Caipira é um evento cultural, mas as feiras livres também são, elas estimulam a economia e fazem parte da cultura de muitas famílias que têm o hábito de comprar produtos nas feiras. O espaço deveria estar limpo para desenvolvermos e atendermos os nossos clientes da melhor maneira possível", finaliza.

A reportagem do AssisCity procurou o diretor da Fundação Assisense de Cultura (FAC), Paulo Ogeda, por telefone, para se pronunciar sobre o problema dos feirantes, mas até o fechamento desta edição não obteve êxito.

Feirantes tiveram problemas para realizar a Feira de domingo

Os feirantes tiveram tiveram dificuldades para montar as barracas durante a madrugada

Receba nossas notícias em primeira mão!