Buscar no site

Projeto FemaRondon chega a Echaporã

Atividade de extensão da Faculdade proporciona Educação, Saúde e Cultura

Assessoria de Imprensa FEMA

  • 29/12/16
  • 06:00
  • Atualizado há 378 semanas

O município de Echaporã, conhecido por suas belezas naturais e dezenas de cachoeiras, recebeu em novembro o FemaRondon, projeto de extensão da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA de inclusão social e formação cidadã.

Ao todo, a população teve acesso a 25 oficinas durante a operação, assim chamado os dias em que os "rondonistas" se deslocam até a região para a realização dos trabalhos.

"Com as crianças, trabalhamos o futuro, a perspectiva e o estímulo que elas devem ter para continuar estudando. Para os adultos, oferecemos oficinas, como as de artesanato e geração de renda", explica o coordenador da ação, o professor Osmar Aparecido Machado.

Neste ano, durante os quatro dias de operação, o FemaRondon teve a participação de 10 alunos e três professores. O programa tem um carácter multidisciplinar com o intuito de extrair de cada uma das graduações elementos que sejam facilitadores para que a comunidade e seus habitantes se transformem enquanto seres humanos.

Antes de irem à campo, porém, os integrantes passam por diversas reuniões para traçar as atividades de acordo com a vocação do local escolhido. "Desde maio, começamos a desenvolver as oficinas, palestras e minicursos que levamos aos diversos públicos de Echaporã", diz Machado.

No entanto, um dos fatores determinantes para o êxito do projeto, além das ações estabelecidas pelos "rondonistas", é o apoio da administração local.

"O projeto só se realiza com a parceria do município. Nesse sentido, só temos a agradecer à Prefeitura de Echaporã que nos acolheu tão bem. Estabelecemos, assim, um vínculo com a população, que agora pode multiplicar os conhecimentos", afirma.

Ainda que os alunos selecionados para o programa acumulem horas de atividades com esse curso de extensão, os ganhos dos participantes são imensuráveis. "É gratificante você ouvir do aluno de que o projeto o transformou. O FemaRondon forma essa consciência cidadã para todos os envolvidos".

O FemaRondon surgiu em 2010 por iniciativa de estudantes e professores. Naquele ano, após acompanhar o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, Osmar Aparecido Machado notou que os problemas enfrentados em comunidades visitadas em outros estados eram semelhantes aos vividos em Assis e região.

Em cinco anos de existência, o projeto de extensão da Fema já atendeu aos municípios de Cândido Mota e Ibirarema. O objetivo é que as ações cheguem a todas as 25 cidades que integram o Civap - Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema.

Veja as fotos do FemaRondon em Cândido Mota:

Receba nossas notícias em primeira mão!