Buscar no site

10 confusões que passam pela cabeça de toda grávida e são absolutamente normais

Jaqueline Rodrigues

  • 05/01/17
  • 19:00
  • Atualizado há 377 semanas

Quando você engravida pela primeira vez, pode ser mais fácil ter alguns preconceitos sobre como você "deve" se sentir ou agir. No entanto, as coisas podem não sair como planejado e é possível até que você tenha pensamentos que você nunca esperava ter. É que o aumento dos hormônios da gravidez acontece de surpresa nos primeiros meses e você tem um primeiro trimestre mais emocionalmente instável. Já no segundo trimestre, suas reações ficam um pouco menos dramáticas e algumas mães que relatam terem sentimentos mais felizes a partir do quarto mês.

Dúvidas são normais na gravidez

Ainda que perdurem até o final da gestação, com todas mudanças a que tem que se adaptar uma gestante - não só as transformações físicas, como também pessoais e profissionais - as dúvidas sobre a maternidade são muito comuns. E, para alguns especialistas, até mesmo saudáveis. Há muitos estudos que comentam sobre o impacto que o pensamento negativo pode ter sobre os bebês, mas não há como evitar pensamentos com seus hormônios oscilando como loucos, seu corpo passando por uma mudança enorme, e você lentamente evoluindo para algo completamente novo. Entenda que você não está sozinha, todas as gestantes passam por isso e nada do que pensam durante a gravidez poderá fazê-las ser uma mãe ruim.

Pensamentos mais comuns

1. "Eu não estou certa de que eu quero ter este bebê"

Tantas mulheres sentem esta mesma dúvida durante a gravidez. É uma mudança gigantesca em sua vida, e é completamente normal pensar duas vezes sobre isso. Isso não significa que você vai ser uma mãe ruim, no entanto.

2. "Eu não estou preparada"

Não há um único pai ou mãe no mundo que se sentiu completamente pronto para ter filhos, especialmente, depois que a gravidez já estava em curso. Você sempre acha que está pronta, até que as coisas vão se desenrolando e uma nova dúvida apareça (sem ser convidada, é claro).

Então você tem estes segundos pensamentos, especialmente sobre ser capaz de prover tudo para o seu novo filho. Pense que as dúvidas são uma parte saudável de ser uma mãe e um pai autoconscientes.

3. "Estou com medo"

Muitas mulheres ficam absolutamente aterrorizadas de ter que enfrentar a hora do parto. Então elas dão à luz veem que não é tão difícil assim. Aí, elas morrem de medo de não conseguir amamentar. Adivinha? Você vai ter que enfrentar passo a passo dia a dia, daqui para frente com seu filhote, de qualquer maneira, e todas as mães passaram por isso. Você também pode.

4. "Eu não acho que vou conseguir"

Você consegue, claro. Todas as dúvidas são normais, e também realmente parte do processo saudável de ser uma mãe que é autoconsciente e quer crescer e fazer o melhor que absolutamente pode. Pelo menos, é o que você deveria dizer a si mesma quando estiver tendo esses pensamentos durante a gravidez.

5. "Eu odeio estar grávida"

Não há nenhuma regra escrita em qualquer lugar sobre a necessidade de amar a gravidez. Pode ser horrivelmente difícil lidar com seu corpo e sua mente (para alguém que sofre de ansiedade e depressão pré-natal), e não há jeito é um meio para uma finalidade: ter seu bebê. Depois, certamente, vai se sentir nostálgica por alguns momentos como este.

6. "Eu apenas quero este bebê fora de mim"

A gravidez pode ser bem difícil em todas as fases para uma mãe de primeira viagem. Esta imagem que a sociedade criou de que uma mãe é quase uma "santa" é bobagem e sugere que as mulheres se sintam culpadas antes mesmo de seus bebês terem nascido. Todas têm desafios a enfrentar, e as mães já têm problemas de culpa suficientes por tentarem ser como são.

7. "Por que eu não amo meu bebê ainda?"

Você ainda não conheceu seu bebê. Neste momento, você está apenas nesse estágio conceitual do que é a maternidade e paternidade, já que enquanto seu corpo está cuidando de seu bebê, você não precisa fazer absolutamente nada. Algumas mulheres sentem uma conexão mágica antes mesmo de o bebê nascer, mas se você não está sentindo isso, isso não significa que você é uma má mãe, isso significa que você ainda não conheceu seu bebê ainda.

8. "Eu quero meu corpo de volta!"

A gravidez é difícil e a maternidade também é difícil. Seu corpo muda tão rápido enquanto você está grávida, que pode alterar de forma chocante sua imagem corporal, e o jeito como você normalmente se sente em relação ao seu corpo, mas isso não faz de você uma má mãe.

9. "Eu não sinto nada pelo meu bebê ainda, o que há de errado comigo?"

O vínculo mágico entre uma mãe e seu feto pode ser verdadeiramente indescritível mesmo enquanto ainda está no útero, mas nem todas os pais conseguem estabelecer este tipo de relação. E em nada vai afetar a conexão que devem estabelecer e sentir após o nascimento.

10. "E se algo estiver errado com meu bebê?"

Ninguém pede por um bebê com complicações, mas mesmo os pais que tiveram uma criança com problemas médicos inesperados (a curto ou longo prazo), não há um único casal que trocaria seu bebê por um " outro saudável". Você vai amar o seu bebê, não importa como ele seja, e é normal temer por sua saúde e segurança.

Receba nossas notícias em primeira mão!