REGIÃO

06/01/2017 -- 15:06

Especialista dá dicas para identificar golpe do 'IPVA falso' no estado de SP

Para paulistas, cobrança verdadeira não vem em boleto bancário. Quem tiver feito o pagamento indevido deve registrar Boletim de Ocorrência.

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Um novo golpe tem feito com que proprietários de veículos do estado de São Paulo façam um pagamento que não corresponde à cobrança verdadeira do IPVA. O Presidente da Associação dos Despachantes de Campinas, Oswaldo Redaelli Filho, dá dicas para identificar a diferença entre as duas cobranças e escapar das quadrilhas.

(ATUALIZAÇÃO: na tarde desta quarta-feira, 6, a Secretaria da Fazenda voltou atrás e disse que o suposto golpe do boleto "pode ter sido um boato". A secretaria informou não ter encontrado "nenhum caso material que comprove a fraude".

"O que você vai diferenciar da guia correta é realmente o código de barras (...). Nós observamos que o código de barras começa com o mesmo número, termina com o mesmo número, porém no meio tem uma numeração diferente", explica.

Ele afirma que uma diferença importante é que, no estado de São Paulo, o IPVA não é pago na forma de boleto (saiba que estados enviam boletos e como verificar a autenticidade deles).

O que os proprietários paulistas recebem é apenas um lembrete do pagamento, que deve ser feito diretamente no banco, como reforça a Secretaria da Fazenda:

"O aviso (...) não é boleto nem guia de pagamento e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo."

O motorista deve se dirigir ao banco com o documento do veículo, de acordo com o especialista. "Lá eles vão pegar o número do Renavam [Registro Nacional de Veículos Automotores> com o número da placa do veículo e assim fazer o pagamento de acordo com o que o proprietário optar", explica. O IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado.

Para quem já realizou o pagamento indevido, é preciso fazer um registro de Boletim de Ocorrência e pagar, novamente, desta vez da forma correta, o imposto sobre o veículo.



G1
Leia também!
BUSCAS
Encontrado corpo de um dos pescadores desaparecido no Rio do Peixe
O corpo de Valmir Bandarchich foi encontrado agora à noite.
CARREGAMENTO
Polícia Ambiental constata madeira nativa irregular em Paraguaçu
Infrator será multado e responderá pelo crime ambiental previsto no artigo 46 da Lei Federal 9605/95, cuja penalidade de detenção é de seis meses a um ano
TRAGÉDIA
Idoso atropelado e arrastado por ônibus em Marília morre em hospital2
Homem de 71 anos tentou atravessar a rua quando foi atingido pelo veículo. Uma mulher também foi atropelada por um ônibus em outro acidente.
CONVOCAÇÃO
Departamento de Educação convoca professores em Paraguaçu Paulista
As atribuições serão realizadas de 24 a 26 de janeiro
MORADOR DE RUA
Polícia procura familiares de andarilho que faleceu no hospital de Tupã2
Zé Raizera, como era conhecido, foi encontrado com traumatismo craniano. Ele vivia num posto de combustível na Vila Abarca.
LIMPEZA
Prefeitura de Quatá suspende multa para proprietários de terrenos sujos
A suspensão é por 60 dias
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook