23 de Novembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Casal de tucanos está em viveiro no Parque do Buracão e será colocado de volta na natureza

Os tucanos estão no rol de aves a serem soltas no Parque

Há pelo menos três semanas, os frequentadores do Parque João Domingos Coelho, o Parque Buracão, estão se deparando com uma cena inusitada para moradores do ambiente urbano; um casal de tucanos foi colocado no viveiro da Associação de Proteção dos Animais Silvestres de Assis e Região (APASS) para a soltura.

Natália Tomas Inácio de Godói, diretora executiva da APASS, explica que os tucanos estão no rol de aves a serem soltas no Parque.

"Já fizemos duas solturas no ano passado. Na primeira etapa, aproximadamente 60 aves foram soltas, depois soltamos mais ou menos, 80. Nas duas ocasiões foram periquitos, canários da terra, coleirinhos, sabiás, melros, entre outros. Agora colocamos um casal de tucanos sozinhos. Estamos fazendo isso, pois temos visto essas aves em diversos pontos da cidade, porque a vegetação do entorno da área urbana passa por devastação", afirma.

A avaliação de Natália é que a soltura das aves está sendo bem sucedida, visto que muitas estão se reproduzindo no espaço e outras estão habitando outras matas, já que o Parque Buracão é considerado um corredor verde.

"Vamos continuar a soltar as aves; daqui uns 30 ou 40 dias devemos soltar os tucanos, estamos esperando um pouco porque são filhotes ainda. Esperamos que possam ficar no espaço", diz.

Educação Ambiental

A diretora Executiva da APASS afirma que a ideia da Associação é procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o prefeito para que sejam criados outros viveiros no Parque ou em outros pontos da cidade.

"Além desse viveiro para soltura, podemos conversar para ser criado um viveiro de animais que não podem voltar à natureza e com isso estaremos fazendo um trabalho de educação ambiental e mostrando animais à população", considera.


Tucano macho se alimenta de mamão oferecido pela APASS

Fêmea de tucano


Redação AssisCity / Foto: Divulgação APASS
+ VEJA TAMBÉM