Buscar no site

Polícia Civil lista cuidados para evitar furtos de carros e motos

Polícia quer apoio da população para que os furtos de veículo diminuam

Redação AssisCity

  • 14/01/17
  • 11:00
  • Atualizado há 379 semanas

Por convocação do investigador-chefe da Delegacia Seccional de Assis, Ronaldo dos Santos, e do delegado seccional, Dr. Newton de Calazans Júnior, a imprensa local foi reunida na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro, para receber e transmitir à população uma série de recomendações de atitudes que possam evitar furtos de veículos. A intenção é diminuir tanto o prejuízo das pessoas com este tipo de crie, quanto este tipo de índice criminal.

O delegado abriu a reunião dizendo que os registros de furtos de veículos em Assis têm diminuído nos últimos três meses, passando de 36 em outubro para 23 em novembro e 14 em dezembro.

Nota-se a preferência por motos e carros mais velhos e de modelos mais populares, em razão de não terem a chave codificada. "Nesses modelos uma simples chave falsa, a "mixa" como é chamada, é capaz de abrir a porta e dar a partida. Normalmente é feita com uma metade de tesoura escolar, sem ponta, algo barato e fácil de ser acessado por qualquer pessoa. Leva-se em média de 30 a 40 segundos par abrir um carro e fazer funcionar. Por isso qualquer dispositivo de segurança que obrigue o infrator a levar mais tempo, e correr risco de ser flagrado, já ajuda. Nas motos: cadeado, corrente de ferro, trava de roda. Nos carros: alarme, trava de volante ou de pedal de freio, ou ainda uma chave geral a ser deixada em um esconderijo", listou Ronaldo.

Dr. Newton destacou que o índice de recuperação de veículos furtados em Assis tem sido de 90%. Mas adverte que, mesmo assim, a vítima sofre prejuízo das peças furtadas tendo que comprar para reinstalar rodas, estepe, aparelho de som, chave de roda. Sendo assim, considera que o melhor jeito de não ser alvo de ladrões é a prevenção.

Receba nossas notícias em primeira mão!