Buscar no site

Secretário do Meio Ambiente explica como deve ser feita a reclamação de terrenos particulares, em Assis

O proprietário deve ser denunciado e é responsável pela limpeza do local

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 16/01/17
  • 09:00
  • Atualizado há 378 semanas

As reclamações sobre sujeiras em terrenos é uma constante em Assis. Os moradores vizinhos são os que mais sofrem com a situação, já que geralmente o mato alto e o acúmulo de lixo geram transtornos como mau cheiro, proliferação de animais peçonhentos, entre outros. Além disso, nessa época de chuvas aumentam as chances do surgimento do mosquito Aedes aegypti, que pode causar Dengue e outras doenças graves.

É o caso de Maria, moradora da Rua Benedito Lutti, na Vila Xavier, que reclama que o proprietário não cuida do terreno em frente à sua casa e o problema é antigo.

"Não sei mais o que fazer. Há mais ou menos dois anos ninguém limpa o local. Estão aparecendo ratos, caramujos e até escorpião já encontrei. É um nojo caminhar por aquela calçada. Tenho dois netos e há idosos também na vizinhança. Temos medo do perigo que esses animais representam, pois o mato está alto e ninguém cuida do terreno", afirma.

errenos particulares, que não podem ser limpos pelo município.

Hélio Sussel é secretário do Meio Ambiente de Assis e informa que a Prefeitura não pode limpar terrenos particulares e diz o que os moradores vizinhos aos terrenos devem fazer para resolverem o problema.

"O mais importante é que os proprietários tomem as providências cabíveis quanto à limpeza e não esperem os vizinhos fazerem denúncias. Se cada proprietário cuidar do seu terreno de forma preventiva, vamos colaborar com o meio ambiente, além de causarmos menos transtornos à população e evitarmos a proliferação de diferentes espécies nocivas ao ser humano. Ainda há a questão que a Prefeitura não é responsável pelos terrenos particulares e a limpeza deve ser feita pelos proprietários", lembra.

Após a identificação da denúncia, os fiscais da Prefeitura comparecem ao local e o proprietário é notificado, com um prazo de 30 dias para realizar a limpeza. Caso o dono ainda não limpe o local, a equipe da Prefeitura faz o serviço e o proprietário recebe multa equivalente à metragem do seu terreno.

Para denunciar terrenos em estado de abandono, os telefones são (18) 3324-9395 e (18) 3324-2556.

Terreno na Rua Benedito Lutti, Vila Xavier

O mato alto é uma reclamação constante dos vizinhos

Os caramujos se proliferam, além de outros bichos

Receba nossas notícias em primeira mão!