Buscar no site

Assisense encontra cerca de 30 escorpiões em sua casa, na Cohab IV, em Assis

A moradora afirma que os vizinhos também enfrentam o mesmo problema

Redação AssisCity/ Foto: AssisCity

  • 18/01/17
  • 12:00
  • Atualizado há 379 semanas

Um mês após a mudança para a casa nova foi o suficiente para assustar a assisense Letícia Isabelle Ferreira Serracini, de 22 anos, moradora da Rua José Zibordi, na Cohab IV, em Assis.

Durante o mês, ela encontrou cerca de 30 escorpiões na sua casa, de vários tamanhos e nos mais diversos lugares.

"Faz um mês que me mudei para esta casa e me deparei com esse problema enorme. Tenho um filho de 1 ano e 10 meses que quase foi picado. Eu fui dar banho nele e tinha um escorpião enorme no banheiro, que passou pelo pé do meu filho e não o picou por muito pouco. Uma criança do mesmo bairro não teve a mesma sorte e foi picada por um escorpião que estava dentro de um balde", afirma.

Segundo Letícia, a situação está alarmante e todos os vizinhos têm passado pelo mesmo problema.

"Uma das minhas vizinhas tem um pote com mais de 50 escorpiões; a outra comprou um galo, que come os bichos para tentar diminuir o problema, e uma outra já dedetizou a casa, mas eles voltaram. Fico com medo, pois os escorpiões ficam escondidos pela casa. Já tirei os tapetes, olho cada canto todos os dias e morro de medo do meu filho ser picado, porque dizem que a dor é insuportável. Nosso bairro fica próximo ao Cemitério e o mato está alto naquela região. Vou ver se conseguimos fazer um abaixo assinado com todos os vizinhos para ver quais providências podemos tomar", salienta.

Na semana passada, o AssisCity noticiou a reclamação de uma moradora do Jardim Santa Clara que também sofre com o problema. Sua sobrinha de dois meses foi, inclusive, picada pelo bicho e teve que ser atendida na UPA.

De acordo com o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica, João Francisco Bertogna, a época do ano é muito favorável para a proliferação de escorpiões e outros animais.

"Estamos no verão e há muita procriação de animais nessa época, como escorpiões, pernilongos, aranhas, mosquitos, entre outros. Temos recebido reclamações em diversos bairros da cidade, como Inocoop, Jardim Canadá, bairros próximos ao Cemitério e à Rodoviária. Já fiz a solicitação para que seja roçado o mato próximo à linha do trem no Cohab IV e o serviço deve ser feito em breve. A nossa orientação é que os moradores mantenham os quintais limpos, não acumulem entulho, galhos e lixo, além de ficarem atentos. As casas agropecuárias vendem venenos específicos para escorpião que também podem ser adquiridos, mas é importante dizer que nesta época de chuva, a cada chuva é preciso repassar, pois o veneno vai embora", afirma.

A Vigilância Epidemiológica também distribui panfletos informativos para a população dando dicas para prevenção, como manter camas e berços afastados da parede; evitar roupas de cama que toquem no chão; usar telas nos ralos, pias e tanques, não colocar calçado sem verificar antes, entre outras.

Em caso de acidentes, a orientação é que a vítima procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para o devido atendimento.

Escorpiões encontrados na casa de Letícia, na Cohab IV

Em um mês, ela encontrou cerca de 30 escorpiões

Receba nossas notícias em primeira mão!