Buscar no site

Vacina contra febre amarela está disponível em Assis

População está preocupada após o surto da doença em Minas Gerais

Redação AssisCity/ Foto: Ilustrativa

  • 19/01/17
  • 09:00
  • Atualizado há 378 semanas

Após o surto de febre amarela em Minas Gerais divulgado recentemente e que ocasionou a morte de pelo menos sete pessoas no Estado, a população está preocupada com a necessidade de se imunizar contra a doença.

Em Assis, a vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente na Rede Municipal de Saúde. Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explica quem deve tomar a vacina.

"O calendário vacinal orienta que a primeira dose da vacina seja tomada aos 9 meses de idade. Quando a criança completa 1 ano de vida, ela toma a segunda dose e não precisa mais ser imunizada pelo resto da vida. Ou seja, todos os adultos que já tomaram duas doses da vacina estão protegidos contra a doença. Aqueles que tomaram apenas uma dose ou nenhuma, a orientação é que procure as salas de vacinação para se imunizar", afirma.

Nilsa também salienta que há contraindicações para alguns casos específicos.

"A vacina não é recomendada para maiores de 60 anos que nunca foram vacinados contra a febre amarela, pois há um risco de reação adversa. Gestantes, independente do tempo de gestação, também não podem receber a vacina, assim como mulheres que estão amamentando e pacientes que tenham HIV. Pacientes que estão em tratamento que abaixa a imunidade, como quimioterapia ou radioterapia, também não devem ser vacinados, exceto por recomendação médica", explica.

Aqueles que irão fazer viagens internacionais precisam apresentar um comprovante de que foram vacinados contra a febre amarela.

"Os viajantes internacionais precisam apresentar o comprovante de vacinação na ANVISA, dentro do próprio aeroporto. Eles devem ir até o posto de saúde da própria cidade, se vacinar, apresentar a carteirinha para poder tirar o certificado internacional e serem liberados para a viagem", salienta.

A Rede Municipal de Saúde possui um cronograma para abertura de frascos e é preciso se informar sobre onde a vacina está disponível.

"Nós temos um cronograma para abertura de frascos da vacina de febre amarela. Por isso é importante que as pessoas procurem as Unidades Básicas de Saúde e se informem em qual sala está disponível a vacina naquele dia", diz.

Nilsa ainda ressalta o tempo que a vacina demora para a imunização e proteção do paciente.

"É muito importante dizer que os pacientes devem ficar conscientes que a vacina demora 10 dias para imunização. Então, se alguém for viajar para locais de risco, é preciso tomar a vacina 10 dias antes. A imunização contra febre amarela está no calendário de adultos e crianças. Caso esteja faltando alguma dose, basta procurar as salas de vacinação do Município e estaremos à disposição", conclui.

Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!