Buscar no site

Como as sertanejas mudaram a imagem da mulher submissa nos relacionamentos?

Cantoras como Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Maiara e Maraísa e Simone e Simaria conquistaram o público com suas canções que falam de amor, sofrimento e superação

Vix / Mariana Bueno

  • 21/01/17
  • 20:00
  • Atualizado há 374 semanas

As mulheres já alcançaram diversos objetivos e conquistas que antes eram privilégios do universo masculino. Todas essas conquistas desmistificaram o famoso tabu do "sexo frágil". Uma das conquistas recentes foi o sucesso no meio sertanejo, dominado até então por duplas masculinas.

Músicas sobre relacionamentos

Cantoras como Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Maiara e Maraísa e Simone e Simaria conquistaram o público com suas canções que falam de amor, sofrimento e superação, um reflexo da mudança que acontece também na forma das mulheres enxergarem os relacionamentos.

Cada vez mais empoderadas e seguras do que querem, as mulheres deixaram para trás o papel de submissas ou a posição de segundo plano que era destinada a elas. Agora, são protagonistas de suas próprias histórias, e isso implica também não aceitar algumas atitudes dos homens dentro de uma relação amorosa.

Por isso, se identificam tanto com as letras das músicas cantadas pelas mulheres do sertanejo. "Cada canção mostra, às vezes, a realidade da mulher em seu relacionamento. E assim como as cantoras, todas elas podem superar esta situação e melhorar sua autoestima", afirma a coach de relacionamentos Cátia Damasceno, especialista do programa Mulheres Bem Resolvidas.

Mulheres independentes e seguras

Os homens, no entanto, muitas vezes ainda não sabem o que fazer diante desse novo comportamento feminino, com mulheres mais decididas e seguras de si. "Não só os homens, mas a sociedade, no geral, ainda é muito conservadora. Ainda estranha a mulher ser independente e bem resolvida, que busca o seu espaço no relacionamento, no trabalho, na sociedade como um todo e também na cama", diz a coach.

Isso significa também que toda mulher tem a opção de escolher o que é melhor para ela - inclusive o parceiro ou parceira com quem vai se relacionar. É um direito e tem a ver com a história de cada uma. "A mulher pode ter sofrido algum tipo de desilusão em outros relacionamentos e que a deixaram mais seletiva. Porém, ela sempre deve dar atenção ao coração. Um encontro que não deu certo pode se transformar no início de uma grande amizade, por exemplo", diz.

Dicas para um bom relacionamento amoroso

Para a coach, um dos pontos mais importantes é que as mulheres aprendam a aplicar toda a segurança das conquistas profissionais dentro dos relacionamentos também. "Quando a mulher é bem resolvida e sabe o que quer, ela adquire confiança no relacionamento e consegue ter uma vida a dois mais equilibrada. Ela transmite essa segurança ao parceiro. Quando conseguir entender a mulher forte e confiante que existe dentro de cada uma, com certeza vai conseguir aplicá-la ao seu relacionamento, de forma que o parceiro passe a respeitar e a valorizar a companheira que tem", afirma.

Ela lista algumas dicas que são fundamentais para que o relacionamento seja saudável e duradouro:

- Conversar sobre o futuro e saber se as expectativas estão alinhadas faz toda a diferença; os dois devem olhar para o mesmo lado.

- Compartilhar valores é fundamental, pois evita que os parceiros batam de frente e encarem discussões aparentemente sem fim.

- Compreender as diferenças, entender que o outro não é uma cópia sua e que pensa diferente.

- Deixar claro o que agrada ou não, dizer o que gosta e o que detesta, seja na cama ou em qualquer outro aspecto.

- Investir na relação, na união e dar um empurrãozinho um no outro é primordial.

Naiara Azevedo/ Instagram

Receba nossas notícias em primeira mão!