Buscar no site

Cicloturista de 60 anos visita países em busca de aventura: 'Pedalar é viver'

Cada lugar tem um cheiro', diz aventureiro que passou por Ourinhos

G1 Bauru e Marília

  • 23/01/17
  • 06:00
  • Atualizado há 374 semanas

Um cicloturista brasileiro que já visitou cinco países em busca de aventura esteve em Ourinhos (SP) nesta semana. O carioca Silvio Carlos Regueiro de Almeida, de 60 anos, passou décadas trabalhando em um escritório como analista de sistemas e decidiu curtir a aposentadoria viajando. Ele escolheu a bicicleta como meio de transporte e se tornou um cicloturista - uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta.

"Pedalar para mim é viver, ter qualidade de vida, eu digo sempre para os meus amigos da terceira idade que se movimentem. Quando a gente se movimenta o corpo movimenta e a gente vai reconhecendo os espaço, cada lugar tem um cheiro, tem um prazer", conta Silvio.

Na bicicleta toda equipada são 50 quilos de bagagem, já que nada pode faltar. A viagem começou há três anos e já foram mais de três mil quilômetros de Lima no Peru até o Brasil. Pelo caminho encontrou lindas paisagens como montanhas na Argentina e a Cordilheira dos Andes no Chile.

Mas também viu muita poluição onde passou. "Como pode sujar um lugar tão lindo?", reclama Silvio.

Depois de passar uma vida inteira trabalhando em um escritório chegou o momento da aposentadoria, mas então ele se questionou sobre o que fazer para passar o tempo de uma forma prazerosa. Silvio conta que se lembrou de quando era criança e de como era bom se sentir livre pedalando. "Viajar é liberdade, como a gente viaja sozinho a gente viaja com o próprio ego, a gente consegue resolver alguns probleminhas", brinca.

A meta ainda é conhecer todos os países da América do Sul e todos os estados brasileiros nos próximos três anos, mas pelo jeito, mesmo depois de cumprir essa meta, a aventura deve continuar. "Eu vou até onde eu conseguir, vai depender da minha saúde."

Após passar por Ourinhos, o cicloturista vai para o Rio de Janeiro, onde ele mora.

Ciclista vai voltar para o Rio de Janeiro (Foto: Romeu Neto/TV TEM)

Receba nossas notícias em primeira mão!