Buscar no site

Secretaria de Saúde busca solucionar demora em exames de ressonância e raio-X

Mutirão para raio-X começa nesta terça-feira

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 06/02/17
  • 09:00
  • Atualizado há 375 semanas

A demora na realização de exames de ressonância magnética e raio-X é um problema que prejudica ainda mais o estado de saúde de diversos pacientes de Assis que aguardam os procedimentos.

É o caso de Maria Aparecida Roberto, que aguarda por uma ressonância da coluna há dois anos.

"Tenho um problema na coluna, na região da lombar, e estou aguardando há dois anos pelo exame de ressonância magnética. Eu já estive na Secretaria da Saúde, mas não resolveu. Eles me informaram que os exames são feitos em Marília, mas que o aparelho está quebrado e a demanda é muito alta", afirma.

Maria Aparecida diz que sente muita dor e constantemente precisa procurar a UPA para tratamentos paliativos.

"Tenho hérnia de disco, bico de papagaio e outros problemas. Já fiz tomografia, mas é necessário fazer a ressonância para saber se é caso cirúrgico ou não. Sempre sinto dor e muitas vezes preciso ir para a UPA, mas é um tratamento paliativo, para quando a situação fica muito difícil. Também tomo muitos remédios, mas preciso de uma solução para o problema", explica.

O Secretário de Saúde de Assis, Fabiano Morelli, informou que atualmente a fila de espera para o exame de ressonância magnética é de 411 pessoas.

"O exame de ressonância é disponibilizado pela Direção Regional de Saúde e realizado em Marília. Infelizmente o aparelho está quebrado, mas a direção está em fase de negociação com o Hospital Universitário da cidade para firmar um convênio e realizar os exames enquanto o Estado não faz os reparos necessários. A reunião foi realizada nesta quinta-feira e agora precisamos aguardar para a finalização e a assinatura do contrato. Isso não depende do Município, mas nossos pacientes dependem disso e esperamos que seja solucionado em breve", explica o secretário.

Fabiano também informou que a Secretaria de Saúde de Assis negociou com a Santa Casa de Misericórdia para a normalização dos exames de raio-X.

"Temos uma demanda muito grande de exames de raio-X e o aparelho da Santa Casa está quebrado. Tive uma reunião com o provedor do hospital para que ele forneça o filme da radiografia e o médico técnico para assinar os laudos, enquanto a Secretaria irá fornecer o aparelho do Posto de Saúde do Maria Isabel. O mutirão começa na terça-feira, 7, e esperamos normalizar a grande quantidade de pedidos", conclui.

Maria Aparecida Roberto

Secretário Fabiano Morelli

Receba nossas notícias em primeira mão!