Buscar no site

Agência Brasil divulga morte por febre amarela em Assis

Secretário Municipal de Saúde não confirma o caso e diz que não foi notificado oficialmente

Agência Brasil/ AssisCity - Foto: Ilustrativa

  • 04/02/17
  • 10:00
  • Atualizado há 376 semanas

A Agência Brasil divulgou que Assis está entre a lista de pacientes que morreram em decorrência da febre amarela. O caso é importado, ou seja, a doença foi contraída em Minas Gerais. Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Morelli, não confirma o caso e diz que não foi notificado oficialmente.

"Não temos nenhuma notificação oficial sobre esse caso. Em Assis, nenhum caso positivo foi confirmado até o momento e esperamos que assim continue. Estamos com um estoque muito bom de vacina e quem quiser pode procurar as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar. A partir da próxima semana, faremos um horário diferenciado para as crianças no período da manhã, enquanto os adultos poderão se vacinar no período da tarde", afirma.

O Estado de São Paulo registrou três pacientes com diagnóstico confirmado para febre amarela, um em Ubatuba, no litoral paulista, e dois em Diadema, na Grande São Paulo.

O último balanço da Secretaria Estadual de Saúde cita duas mortes de casos autóctones nos municípios de Batatais e Américo Brasiliense. Os outros quatro casos de morte são importados, ou seja, as infecções ocorreram fora do estado, todos em Minas Gerais.

Os dois pacientes de Diadema, um menino de 11 anos e um homem de 60 anos, contraíram febre amarela em viagem a Minas Gerais. Segundo a prefeitura, os dois pacientes estão curados e receberam alta médica.

Em Ubatuba, um adolescente de 16 anos contraiu a doença ao viajar para Ladainha, Minas Gerais. Ele foi para o município mineiro no dia 2 de janeiro e retornou a Ubatuba no dia 9, sendo internado dias depois. O adolescente recebeu alta no último dia 20 e passa bem.

A cidade de Ubatuba ainda investiga o caso de um homem de 40 anos, que esteve em Setubinha, Minas Gerais, e não chegou a ficar hospitalizado. Ele aguarda o resultado do exame.

Vacinação

Em Assis, as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Departamento da Secretaria Municipal da Saúde, Nilsa Leite, explica quem deve ser vacinado e diz que não é preciso entrar em pânico.

"Assis está na rota de vacinação contra a febre amarela, pois o Município faz ligação com os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, onde tem casos. Não há motivo para pânico, quem já tomou as doses da vacina não precisa se preocupar", diz.

Nilsa informa que a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação. "A criança toma uma dose aos 9 meses de idade, depois pode tomar aos 5 anos, quando vai tomar outras vacinas ou aguarda até os 10 anos de idade. Enfim, todos aqueles que já tomaram as duas doses não precisa se preocupar", explica.

Ela ressalta ainda que se algum adulto ou adolescente for viajar, para alguma área que tenha casos endêmicos de febre amarela, é importante se vacinar com pelo menos dez dias antes de antecedência.

"Temos percebido que muita gente não está com o calendário de vacinação em dia a vacina contra a febre amarela é importante", frisa.

A enfermeira salienta que a população deve se atentar na zona rural, pois dois mosquitos podem transmitir a doença, o Haemagogus e Sabethes."Eles pegam o vírus picando animais infectados, principalmente macacos, e podem transmitir para o homem, por isso aconselhamos a população evitar de dar comida aos macacos na zona rural, se encontrarem algum morto, nos contate", orienta.

Na área urbana, a doença pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Morelli

Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!