COMPORTAMENTO

14/02/2017 -- 19:00

Mãe "morre" na sala de pré-parto, dá à luz e é ressuscitada depois

O diagnóstico foi de pré-eclampsia grave. A equipe médica teve que agir rapidamente para salvar o bebê e trazer a mãe de volta à vida

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Já imaginou dar à luz e nascer ao mesmo tempo? Para entender, é preciso conhecer a história de Michele Santiago, de Pernambuco. No dia 6 de janeiro, ela teve uma parada cardíaca quando estava prestes a parir.

Para salvar a criança e a mãe, a equipe médica realizou o parto sem que a mulher apresentasse sinais vitais, algo que acontece em um para cada 30 mil nascimentos. De acordo com o G1, Michele ficou 10 minutos sem dar qualquer indício de vida. A jovem lembrou dos momentos anteriores, quando sua pressão chegou a 16 por 10.

"Comecei a sentir um ‘queimor’ em cima de mim e minha respiração faltando. Eu gritava que estava com falta de ar. Foi quando veio uma agonia. Eu virei para o lado e vomitei. Apaguei. Aí eu não lembro de mais nada", conta.
O diagnóstico foi de pré-eclampsia grave. O obstetra Gláucius Nascimento, da equipe responsável pelo parto, afirmou que a decisão tinha que ser rápida para que eles pudessem salvar o bebê e ressuscitar a mãe.

"Em geral, esse procedimento é realizado numa situação de guerra, com o que tiver, pega-se bisturi e opera do jeito que der. O hospital parou. De repente eu me vi numa sala de pré-parto com tudo que eu precisava pra operar. Fizemos a cesariana de urgência. Tiramos o bebê em situação de morte aparente, mas logo no primeiro minuto ele já respondeu a uma ventilação por oxigênio, e no quinto minuto já tinha se recuperado. Eu escutei o choro do bebê. Naquele momento a equipe se contagiou de alegria", explicou.

Após cuidar de Maisa, os médicos notaram que Michele ainda tinha ritmo cardíaco e fizeram o procedimento que fez com que ela voltasse à vida, chamado de cardioversão ou choque. "Quando os médicos fizeram o choque, ela retornou para o ritmo cardíaco regular", frisou Gláucius. Maisa e Michele agora compartilham da mesma data de nascimento. E muito desejo de viver.



Metrópoles
Leia também!
DICAS IMPERDÍVEIS
Como lidar com o uso da tecnologia na infância
Com as novas tecnologias, a possibilidade de criação de plataformas interativas se tornou real
INTERNAUTAS EM CAMPANHA
Nas redes sociais, hashtag #AécioNaCadeia vira assunto mais comentado
A hashtag #AécioNaCadeia está no topo dos assuntos mais comentados do Twitter desde o início da manhã desta terça-feira (20)
BEBER E DIRIGIR
Ao completar 9 anos, Lei Seca não impede que motoristas dirijam alcoolizados
LEVANTAMENTO
Cresce intenção do brasileiro viajar de carro nos próximos meses
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, intenção de viagem dos brasileiros cresceu 15% em relação ao ano passado. Levantamento aponta ainda aumento na intenção de viajar de carro
RECEITA
Aprenda a fazer pamonha no copinho com goiabada4
PROCURA
U2 anuncia data extra e São Paulo receberá outro show em outubro
O anúncio com a nova data veio horas após os ingressos para a primeira apresentação se esgotarem em menos de duas horas
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook