18 de Agosto de 2017
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO
16/02/2017

Pesquisa revela que cães imitam personalidade dos donos

O estudo foi publicado na revista americana Plos One, depois da análise de cem cachorros e seus donos

Está comprovado cientificamente que os cães desenvolvem personalidade parecida com a de seus donos. Ansiedade, raiva e outros comportamentos típico dos humanos podem influenciar os bichinhos, segundo pesquisa feita por cientistas austríacos.

O estudo foi publicado na revista americana "Plos One", depois da análise de cem cachorros e seus donos.
Cientistas mediram os batimentos cardíacos dos cães e a resposta a ameaças. Amostras de saliva também foram colhidas para avaliar os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse – substância que controla nosso biorritmo, reduz inflamações e estimula a imunidade.

Os donos foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. A personalidade dos cachorros também foi avaliada através de um questionário aplicado a seus proprietários.

Emoções

A cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena analisou o estudo e, para ela, os cachorros são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos – e podem imitar suas emoções.

"Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", disse a cientista à BBC.

Ainda de acordo com a pesquisa, os cães conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar o comportamento em função disto.



Mariana Areias - Metrópoles