Buscar no site

Cresce o número de crianças que pedem esmolas nas ruas de Assis

Conselho Tutelar informa que denúncias de crianças pedindo esmolas nas ruas aumentaram

Redação AssisCity / Foto: ilustrativa / AssisCity

  • 22/02/17
  • 11:00
  • Atualizado há 373 semanas

Nos últimos meses o Conselho Tutelar de Assis tem recebido denúncias de que crianças estão pedindo esmolas em ruas e avenidas de Assis, onde se concentram as principais áreas comerciais, como as avenidas Dom Antônio, David Passarinho, Rui Barbosa, entre outras.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar, Sérgio Vieira, as crianças entre 6 anos e 11 anos são as mais flagradas. "Recebemos denúncias de 5 a 10 crianças por mês que pedem dinheiro no semáforo e no comércio; acredito que isso ocorre por causa da vulnerabilidade social que o País passa, pois não era comum receber esse tipo de denúncia e agora passamos a receber com mais frequência", avalia.

Sérgio informa que quando recebe uma denúncia de criança pedindo dinheiro nas ruas, a primeira providência é a entrega de um termo de responsabilidade aos pais. Se o caso se repetir o Conselho pode abrigar o menor e até mesmo entrar com uma representação junto ao Ministério Público.

"A nossa orientação aos pais é para que não coloquem os seus filhos para pedirem dinheiro nas ruas. Entendemos o momento delicado pelo qual a economia do País passa, mas os perigos de se pedir esmolas são grandes. Em relação aos comerciantes, orientamos para que não deem dinheiro e se flagrarem alguma criança, nos comuniquem", orienta.

Por fim, Sérgio enfatiza que os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) estão sendo procurados para que aumentem a demanda de atividades sociais para as crianças e os pais também estão sendo aconselhados. "Como já foi dito, pedir dinheiro nas ruas não é bom, a miserabilidade só vai aumentar. O trabalho infantil também é crime; hoje mesmo recebemos uma denúncia de que uma criança estava ajudando os pais a recolherem materiais recicláveis no lixão", lamenta.

Se alguém flagrar alguma criança pedindo dinheiro nas ruas pode procurar o Conselho Tutelar e fazer a denúncia pelos números de telefone: (18) 3321-5120, de segunda-feira à sexta-feira, das 8 h às 18 h.

No período da noite, aos finais de semana e feriados, a denúncia pode ser feita através do número (18) 99794-1677.

Sérgio Vieira

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais