Buscar no site

Bloco dos Malungos busca resgatar Carnaval popular de rua em Assis

Iniciativa de amigos tem como objetivo fomentar a cultura carnavalesca em espaços públicos

Bruna Reis

  • 21/02/17
  • 17:00
  • Atualizado há 373 semanas

Além do tradicional desfile anual da escola de samba Unidos da Vila Operária, o Carnaval em Assis terá também a ocupação do espaço público com o Bloco dos Malungos, uma iniciativa de um grupo de amigos para incentivar a cultura carnavalesca na cidade e região.

O bloco desfila sábado, 25, da Praça da Bandeira, onde será a concentração a partir das 16h20, passa por trecho na Rui Barbosa, vai até o Galpão Cultural, na Travessa Sorocabana, e retorna à Praça da Bandeira. O trânsito estará interditado nesses locais durante todo o percurso.

O cortejo terá 4 horas de duração, aproximadamente, e trará um trio elétrico, banda de marchinhas e um grupo de Maracatu, em homenagem ao tradicional carnaval pernambucano de Recife e Olinda.

"A origem da ideia vem da minha ligação com a cultura nordestina, pois sou de lá, onde morei por 10 anos. O desejo de colocar esse bloco na rua em Assis já era antigo e esse ano, com a soma da força tarefa de cada amigo e amiga, vai ser possível. Sonho sonhado junto, virando realidade. Coisa linda", diz um dos idealizadores do bloco e um dos organizadores do evento, Luis Alvarenga.

Segundo Bruna Reis, também idealizadora do bloco e organizadora do evento, as pessoas vão poder explorar a criatividade à vontade e se fantasiar do que quiserem. "Só não podem deixar a alegria de viver em casa. Esse é o conceito, liberdade para ocupar o espaço público e passar mensagens de amor, de cidadania e de civilidade. Assis merece eventos alternativos com mais diversidade e inclusão social".

Nome que os escravos africanos davam aos companheiros nos navios na época da colonização no Brasil, Malungo tem um significado forte, é todo aquele que participa das atividades, da amizade, do caminho e destino de outrem. "Malungo é o verdadeiro sentido de camaradagem, companheirismo e parceria. E é esse espírito que queremos estimular no bloco", finaliza Luis César Gaspar, outro idealizador dos Malungos e organizador do evento.

O bloco vem ensaiando há quase um mês, na casa de participantes, e nessas duas últimas semanas que antecedem o Carnaval, reforçaram os ensaios de Maracatu no Galpão Cultural em oficina ministrada às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h, por Daniel Renda, do grupo Chapéu de Sol, de Ribeirão Preto (SP), além de outros espaços públicos da cidade, como o Centro Social Urbano (CSU). "A entrada e participação de todos da cidade que queiram participar é livre, só chegar", convida Renda para a oficina no Galpão.

Após o cortejo no dia 25, o Bloco dos Malungos irá participar, na Ala Amigos do André, do desfile da Unidos da Vila Operária, em homenagem singela ao assisense e músico André Mello. "Temos cotas de patrocínio no valor de R$ 100 a empresas que quiserem apoiar o bloco. Às pessoas que quiserem colaborar, o apoio é muito bem-vindo também. Nossa ação tem custos, então toda ajuda é bem-vinda. Nosso contato é pelo celular 18 99741-9062", finaliza Bruna.

Serviço:

Concentração: Estacionamento na Praça da Bandeira

Início: 16h20

Cortejo: Praça da Bandeira, Galpão Cultural (Travessa Sorocabana) e retorno à Praça da Bandeira.

Duração: aproximadamente 4 horas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais