Buscar no site

Eclipse solar atrai visitantes para o Observatório de Astronomia de Bauru

Fenômeno pode ser visto parcialmente em várias regiões do Brasil

G1 Bauru e Marília

  • 27/02/17
  • 09:00
  • Atualizado há 372 semanas

A possibilidade de conferir o primeiro eclipse solar do ano atraiu muita visitantes para o Observatório Didático de Astronomia da Unesp de Bauru (SP) na manhã deste domingo (26). Apesar do tempo nublado no início da manhã, que decepcionou muita gente pelo Brasil, o fenômeno pode ser visto pelos moradores de Bauru com ajuda dos equipamentos do observatório.

A equipe do Observatório montou dois telescópios. Um para população curtir o fenômeno e o outro para coletar dados que possam ajudar nos estudos para as próximas previsões de eclipses. O local ficou aberto aos visitantes das 10 às 13 horas.

E quem aproveitou a manhã para conferir o eclipse teve que ter muita paciência, muitas nuvens encobriram o sol, mas elas deram uma trégua e foi possível observar o Sol ser parcialmente escondido pela Lua.

Eclipse

O fenômeno era esperado em algumas regiões do país entre 9h e 12h. No sul do Chile, Argentina, Angola e norte da Zâmbia, o eclipse seria anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor). Este foi o primeiro eclipse de 2017.

O eclipse solar anular ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Mesmo quando estão alinhados perfeitamente, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, e por isso perto do disco negro do satélite é possível ver um anel de luz do astro.

Ainda este ano, em 21 de agosto, haverá eclipse total do sol. Esse fenômeno, porém, será visto no Brasil como parcial, somente na região nordeste, próximo do horário do por do sol. Em 14 de dezembro de 2020, haverá um eclipse parcial do sol que terá também visibilidade em grande área do Brasil.

* Com informações Suéllen Rosim/ TV TEM.

Eclipse pode ser visto em Bauru, no Observatório da Unesp (Foto: Cesar Evaristo/ TV TEM)

Possibilidade de ver o Eclipse atraiu muita gente no Observatório (Foto: Cesar Evaristo/ TV TEM)

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais