Buscar no site

Herculândia recebe médica cubana

Yulennis deverá permanecer em Herculândia por três anos e atuará no atendimento à população da região

Assessoria de Imprensa/Redação Folha do Povo

  • 06/04/17
  • 09:00
  • Atualizado há 367 semanas

A Diretoria Municipal de Saúde de Herculândia última os preparativos para, nos próximos dias (assim que o Governo Federal concluir os trâmites burocráticos para liberação do registro no CRM), ter o início das atividades de atendimento à população, da nova profissional médica que reforçará a estrutura de saúde do município.

A cubana Yulennis Cabot Comas, 27, foi recepcionada no último 30, no aeroporto de Presidente Prudente e, no dia seguinte, 31, no Gabinete da Prefeitura, e desde a segunda-feira, 3, participa do processo de adaptação antes de iniciar os trabalhos.

"O atendimento efetivo será iniciado assim que ela se ambientar o necessário e o Ministério da Saúde terminar o trâmite burocrático e expedição do CRM dela, o que a autorizará a exercer a medicina em território brasileiro", disse a enfermeira Irene Oliveira Orenha, diretora municipal de Saúde, que recepcionou Yulennis em Prudente.

Segundo Irene, a jovem médica cubana deverá permanecer em Herculândia por um período de três anos e atuará no atendimento à população da região do PSF-II, da avenida São Paulo - o que inclue a população do bairro Àgua Boa e região - para uma carga de oito horas diárias. "Ela substituirá a doutora Ariele que passou em um concurso de residência médica para especialização em Otorrinolaringologia e foi para Marília", detalhou a diretora.

Yulennis é a segunda profissional cubana a atuar em Herculândia por conta do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que patrocina a estadia e os trabalhos desses profissionais em território brasileiro, em parceria com a Prefeitura de cada município atendido e governo de Cuba.

Recepção de Yulennis pelos membros da prefeitura de Herculância

Receba nossas notícias em primeira mão!