Buscar no site

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje em Assis

A vacinação será realizada até o dia 26 de maio

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 17/04/17
  • 08:00
  • Atualizado há 366 semanas

Começa nesta segunda-feira, 17, em Assis, a campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe.

Esta é a 19ª edição da campanha, que tem como público alvo crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde pública e privada, pessoas com 60 anos ou mais, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas, população carcereira, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e professores da rede pública e privada.

Para os portadores de doenças crônicas é necessário apresentar prescrição médica. Já os demais devem procurar as salas de vacina mais próximas, a partir das 8h, e apresentar a caderneta de vacinação. As vacinas serão aplicadas de segunda à sexta-feira.

A campanha será dividida em etapas, de acordo com os grupos. Desde o dia 10, a vacinação está sendo realizada nos profissionais de saúde intra-hospitalar. A partir do dia 17, serão vacinados os demais profissionais de saúde e os idosos. A partir do dia 24, as gestantes, puérperas e crianças. Do dia 2 de maio em diante, os pacientes com doenças crônicas, enquanto a partir do dia 8 de maio, professores e os demais grupos.

No dia 13 de maio, sábado, haverá o Dia D, com intensificação da vacinação e para que a população possa procurar os postos de saúde e se proteger antes do final da campanha. A meta é vacinar 90% de cada grupo.

A única contra indicação é para aqueles que tenham alergia a ovo.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis, Nilsa Leite, é de fundamental importância que todos se vacinem.

"Os profissionais de saúde devem se imunizar, pois assim protegem a si mesmos e os pacientes. Os idosos também, porque muitas vezes têm a saúde mais debilitada e doenças de base, como hipertensão e diabetes, sendo que a gripe pode agravar esse quadro. As crianças ainda não têm um sistema imunológico adequado e também devem se prevenir, além dos professores, que lidam com uma quantidade de pessoas muito grande e especialmente em ambiente fechado. Todos os grupos são de fundamental importância, para evitar a propagação da doença e cuidarem da saúde", afirma.

As pessoas que não fazem parte de nenhum dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde, também podem se imunizar contra o vírus Influenza na rede privada.

Rede privada

Para aqueles que não fazem parte do grupo de risco mas, que também desejam se prevenir, a vacina contra H1N1 e Influenza também está disponível na rede privada. O Centro de Vacinação Imunne oferece essa alternativa.

Todos os produtos imunobiológicos da Imunne são comprados de fornecedores credenciados pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária - ANVISA, o que garante total segurança à população.

Centro de Vacinação Imunne em Assis

Serviço

Avenida 9 de Julho, 390, Centro

Tel:. (18) 3322.2551 ou 98152.2309 ( Whats)

Nilsa Leite

Pessoas fora dos grupos de risco podem se vacinar na rede privada

Receba nossas notícias em primeira mão!