18 de Agosto de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE
19/04/2017

Crianças da Rede Municipal de Ensino farão exames oftalmológicos

Objetivo é diagnosticar a necessidade da utilização de óculos de grau na fase da alfabetização

O Fundo Social de Solidariedade de Assis, no dia 12 de abril, em reunião na Fundação Educacional de Assis (FEMA), estreitou parceria em prol da realização do Projeto Visão do Futuro, exclusivo aos alunos do 1º ano das escolas municipais. O objetivo é diagnosticar a necessidade da utilização de óculos de grau na fase da alfabetização.

O projeto é de iniciativa do Fundo Social, porém a realização contará com parcerias com as secretarias municipais da Educação, da Saúde, alunos do curso de Medicina da FEMA, Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região (A.A.D.V.A.R.) e médicos oftalmologistas da rede privada, Victor Coronado Antunes, Eduardo Andreghetti e Juliana Coronado Antunes.

Durante a reunião foram definidas estratégias de ação para o início do projeto.

Professores das escolas municipais e alunos do curso de Medicina da FEMA serão capacitados no próximo dia 25 de abril, quando conhecerão quais os procedimentos a serem realizados em sala de aula para aplicação dos testes visuais.

A Ong A.A.D.V.A.R. doará tabelas de smellen para os respectivos testes de acuidade visual.
Detectadas as crianças que possuem déficit em visão, a Secretaria da Educação viabilizará a visita dos alunos aos consultórios dos médicos voluntários no projeto para consultas oftalmológicas e posteriormente serão encaminhados com receita médica para a confecção dos óculos de grau, se houver a necessidade.

De acordo a presidente do Fundo Social, Luciana Barreto Fernandes, muitos anos atrás houve um projeto parecido e foi desenvolvido pelo Governo do Estado na cidade.

"Na época, tive a experiência com uma de minhas filhas, quando ela passou por exames e foi necessária a utilização de óculos de grau desde pequena. Assim, com essa experiência, vejo a necessidade e importância de se realizar esses exames nas escolas, que com certeza vão beneficiar muitas crianças", considera Luciana.

Além das parcerias já citadas, o Projeto conta também com apoio do Banco Credicana e Ótica Carol.



Prefeitura de Assis