Buscar no site

ONG Pró Azul faz workshop com turma de Engenharia da UNIP

Evento foi nesta segunda-feira, 25

Divulgação/ Ong Azul

  • 26/04/17
  • 13:00
  • Atualizado há 364 semanas

Na noite de segunda Feira, 25 de abril, membros da ONG Pró Azul de Cândido Mota estiveram em Assis na Universidade Paulista UNIP para a realização de um workshop sobre os tijolos e lajotas de plástico desenvolvidos pela Pró Azul com resíduos sólidos de fabricas do Município.

Os tijolos e lajotas estão sendo utilizados pela turma de formandos de Engenharia Civil e fazem parte de seus Trabalhos de Conclusão de Curso TCC. Anteriormente, alguns alunos da UNIP estiveram em Cândido Mota visitando a Praça João XXIII e na ocasião tiveram a oportunidade de observar as lajotas que foram ali instaladas a cerca de 2 anos.

Após esta visita, os alunos junto à coordenadoria do curso de Engenharia Civil optaram em fazer seu trabalho de conclusão de curso sobre os produtos sustentáveis que foram desenvolvidos pela ONG Pró azul e assim estes materiais estarão a partir destes trabalhos recebendo uma serie de testes sobre resistência e comportamento no uso em construção civil.

Para o presidente da ONG Pró Azul, Haroldo Cesar Fernandes, esta parceria é uma grande conquista sobre um trabalho que tem a finalidade de preservar o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, ainda também poder contar com a multiplicação das ações ambientais que são o foco das atividades da Pró azul.

Asfalto de plástico em Assis

A ONG Pró azul também tem estado presente em inovações de uso sustentável de resíduos sólidos no Município de Assis, onde a partir de uma iniciativa do vereador André borracha junto com a Secretaria de Obras e Departamento de Trânsito vem fazendo testes com o asfalto desenvolvido a partir de resíduos de plástico triturados.

Há cerca de um ano este produto foi utilizado nas áreas de caminhada internas do Parque Buracão e em algumas ruas, tendo se mostrado resistente e apto para continuar com maiores testes em acessos de grande trafego na cidade.

Além de serem utilizados resíduos que não entram mais na cadeia de produtos passíveis de serem comercializados como recicláveis e ainda encontram grande dificuldade de descarte por não serem biodegradáveis, os produtos desenvolvidos pela Pró azul tem a vantagem de representarem uma redução de gastos em cerca de até 30%, pois com seu uso substitui-se a areia e pedra na confecção do asfalto.

Atualmente a Pró Azul vem multiplicando suas iniciativas junto a universidades de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e cidades do Estado de são Paulo, onde o foco principal será sempre a gestão sustentável de resíduos sólidos e a busca de auxiliar os grandes geradores na logística reversa destes materiais.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais