Buscar no site

ACIA alerta empresários para o golpe do 'depósito falso'

Ao receber telefonema com essa "conversa", o comerciante deve ignorar o telefonema e avisar o banco envolvido

Assessoria de Imprensa

  • 27/04/17
  • 15:00
  • Atualizado há 364 semanas

Na última semana, funcionários da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Assis foram surpreendidos por um telefonema de possíveis golpistas que, até com certa ingenuidade e de maneira bem simples, tinham o argumento de haverem depositado uma determinada quantia na conta da entidade de maneira equivocada. Alguns comerciantes também estão sofrendo o mesmo tipo de assédio e devem ficar atentos para não caírem no golpe do 'depósito falso'.

De acordo com a gerente da ACIA, Gheisa Alexandre, uma pessoa entra em contato com o comerciante/vítima, dizendo que fez um depósito errado de um determinado valor, através dos caixas eletrônicos. Com bons argumentos e histórias comoventes, o golpista pede para que o depósito seja devolvido de imediato, por estar passando por um período de emergência. "Ao observar a conta corrente, o comerciante localizará o depósito feito com o valor dito pelo golpista, porém com envelope vazio e os créditos bloqueados", explica. Demonstrando grande desespero, o golpista tenta persuadir o comerciante a antecipar o reembolso.

Para o presidente da ACIA, Nami Sabeh, ao receber o telefonema com essa "conversa", o comerciante deve ignorar o telefonema e avisar o banco envolvido. "O comércio é sempre vítima de golpes das mais variadas formas", admite. "Muito cuidado com mensagens, telefonemas, correspondências e até abordagens pessoais", alerta.

Quem for vítima e tiver dúvidas pode procurar a sede da ACIA para mais esclarecimentos, ou, manter contato com a entidade para ter certeza de que se trata de um golpe. "Estamos à disposição para ajudar no que for preciso, pois, nestas horas o desespero pode ser grande", reforça. Informações pelo 3302-4401.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais