Buscar no site

Procura por vacinação contra Influenza é baixa em Assis

Apenas 20,9% das crianças de seis meses a dois anos foram imunizadas

Redação AssisCity/ Fotos: Ilustrativa

  • 18/05/17
  • 07:00
  • Atualizado há 361 semanas

Desde o dia 17 de abril, Assis promove a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe.

Apesar da vacina estar disponível há um mês, a procura ainda tem sido baixa pelos pacientes que compõem os grupos de risco, como crianças e gestantes.

A meta estabelecida nacionalmente é de vacinar 95% de cada grupo. Porém, de acordo com os dados disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica de Assis, até o dia 15 de maio foram vacinadas apenas 20,9% das crianças de seis meses a dois anos; 25,77% das crianças de dois a cinco anos; 30,8% das gestantes; 59,76% das puérperas; 58,06% dos idosos. O grupo que mais foi imunizado é o de trabalhadores da saúde, com 69,95%.

No total, a meta é imunizar 24.471 pessoas, mas até o momento foram vacinados 51,64% do público prioritário. Do grupo de doentes crônicos, já foram vacinadas ​5.291 pessoas, e 666 professores.

A Campanha foi realizada em etapas, divididas em grupos, e teve o Dia D neste sábado, 13 de maio.

De acordo com Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, as pessoas devem se apressar para se imunizarem.

"Orientamos que o grupo de pessoas com alguma doença crônica já está inserido na Campanha e, portanto, os grupos devem se apressar em receber a vacina contra Influenza. Também já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde policiais civis e militares, bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios e da Defesa Civil", salienta.

É importante lembrar que os portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica antes de se vacinarem.

A Campanha encerra no dia 26 de maio, sexta-feira. Basta que as pessoas dos grupos de risco compareçam às salas de vacinação mais próximas, com a carteira, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

As vacinas são oferecidas na UBS Vila Operária, UBS Vila Maria Isabel, UBS Vila Ribeiro, UBS Jardim Paraná, UBS Vila Fiuza, UBS Bonfim, ESF Jardim Eldorado, ESF Prudenciana, ESF Vila Glória, ESF Bela Vista, ESF Vila Cláudia e ESF Vila Progresso.

Nilsa Leite

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais