Buscar no site

Programa contra tabagismo está extinto em Assis

Secretário da Saúde informa que enfermeira está sendo capacitada para integrar grupo

Redação AssisCity / Foto Ilustrativa

  • 18/05/17
  • 11:00
  • Atualizado há 361 semanas

O Programa Antitabagismo, realizado em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde de Assis, não está mais atendendo no Município.

O secretário Municipal da Saúde, Fabiano Morelli, informa que o Programa está parado porque a enfermeira do grupo foi transferida para outra unidade de saúde e uma profissional está sendo capacitada para substituí-la.

"No momento o grupo está parado, uma das profissionais, a enfermeira, foi transferida para uma unidade que necessitava de seus serviços; estamos capacitando outra profissional para que faça parte da equipe que é composta por médico, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e dentista. O trabalho deve voltar a ser realizado o mais breve possível; comunicaremos a população", esclarece.

O grupo de combate ao tabagismo funcionou nos anos de 2015 e 2016 em Assis, e para muitos ex-fumantes a sua extinção é prejudicial, pois muitas pessoas querem deixar de fumar, mas não conseguem sozinhas.

"Fui fumante por mais de 20 anos, parei no ano passado, com a participação no grupo. A minha vida mudou muito depois que deixei de fumar, o paladar melhorou, tenho mais disposição, as tosses diminuíram, não tenho catarro no peito; me sentia cansada. É lamentável que o trabalho esteja parado, pois muitos fumantes querem deixar de fumar", lamenta a cozinheira Regia Cristiane Machado, de 44 anos.

De acordo com Regia, as inscrições para o grupo de antitabagismo eram no Centro de Especialidades Médicas e as reuniões aconteciam na Secretaria Municipal da Educação, onde havia as orientações e a distribuição dos medicamentos para contribuir com os pacientes, de modo que deixassem de ser dependentes do tabaco.

"Há relatos de gente que fumou por mais de 50 anos e conseguiu deixar de fumar; eu lamento por todos aqueles que querem abandonar o vício do cigarro", afirma.

Receba nossas notícias em primeira mão!