Buscar no site

Boas maneiras

Daniel Freitas

  • 18/05/17
  • 11:00
  • Atualizado há 358 semanas

Penso que deveriam incluir no currículo escolar uma matéria sobre boas maneiras, para que as pessoas aprendam desde pequenas, regras que facilitem o relacionamento humano, que proporcionem uma convivência social harmônica e respeitosa, porque sinceramente, neste sentido, tem gente que dá vexame. Vou dar exemplos:

Pessoas, que contrariando a própria lei e desrespeitado os direitos dos vizinhos, colocam sons a toda altura, como se os outros fossem obrigados a ouvir suas músicas. Comadres que se encontram no supermercado, atravessam os carrinhos de compra nos corredores e puxam o maior papo, impedindo o trânsito de outras pessoas. Sujeitos que em pleno trânsito, colocam os veículos lado a lado e ficam conversando como se fossem donos da rua. Motoristas, que ao estacionarem seus carros, não observam a distância necessária para que os outros que estão estacionados possam sair. Tem ainda os que são desprovidos do mínimo preparo para visitas a enfermos e quando o fazem, só abrem a boca para dizer besteiras. Falam em doenças, em mortes, contam casos que desestimulam a quem foram visitar, isto quando não vendem ilusões dizendo: ¨Você vai sair desta, tenho certeza, você vai ficar bom¨. E se não ficar? Tudo isto pra mim é falta de respeito.

Sem falar naqueles que não são capazes de dizer um muito obrigado quando recebem um favor; um, por favor, quando pedem uma ajuda, um pedido de desculpas quando esbarram em alguém, num gesto de gentileza para com os mais velhos ou portadores de deficiência física na rua ou em veículos coletivos.

Tem também os que têm o hábito de falar alto demais onde não devem e de chegar atrasados em horários combinados.

Esse negócio de dizer que a educação vem do berço não é verdadeiro, porque depende muito do tipo de educação que veio deste berço.

A verdade é que a interação com outras pessoas faz parte de nosso cotidiano e a maneira como vamos lidar com isso influencia diretamente como os outros nos vêem e nos tratam e por isso as boas maneiras são tão importantes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também