Buscar no site

Idosa de 82 anos reclama demora para fazer Raio-X, em Assis

Neta de senhora até cogita pagar exame de Raio - X

Redação AssisCity / Foto: Arquivo Pessoal

  • 07/07/17
  • 12:00
  • Atualizado há 353 semanas

A senhora de 82 anos de idade, Maria Alves dos Santos Barros, moradora da Vila Maria Isabel, sofreu uma queda há 2 meses e teve um trauma na região de um dos seus joelhos; o tratamento depende de uma fila de espera grande para fazer o exame através de um Raio - X.

Sua neta, a caixa de 25 anos, Franciela de Barros, conta que as dores da avó só amenizam com anti-inflamatórios, e que segundo o médico que a atendeu, o Raio - X e a consulta com o ortopedista são essenciais para a melhora do seu quadro de saúde.

"A minha vó tem artrite reumatóide, que piorou com a queda há dois meses. Ela foi atendida na UPA, onde fez Raio - X, mas as dores não passam, só com anti-inflamatório que melhora. Na última segunda, fomos na UBS da Vila Maria Isabel, e o clínico que atendeu pediu um Raio - X e que passasse em um ortopedista, mas me informaram que demoraria seis meses, visto que estão atendendo o pessoal de 2016 ainda", conta.

"Me pergunto: E o mutirão de Raio -X que a Prefeitura anunciou no começo do ano? Não é possível que estejam atendendo gente do ano passado ainda. Se demorar tudo isso, vou ter que pagar o exame, só a consulta não é possível, pois não tenho dinheiro", lamenta.

A reportagem do AssisCity conversou com a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Josiane Batista, que explicou o motivo da demora dos exames de Raio - X e disse que tem a possibilidade da paciente ser atendida antes.

"Passei o caso da Maria Alves dos Santos Barros para o setor de regulação para que o seu caso seja atendido com prioridade, pois ela é uma senhora de idade, com problemas de saúde. Em relação à demora do Raio - X, informo que temos uma parceria com a Santa Casa para as realizações destes exames, e o aparelho ficou quebrado durante um tempo, enquanto isso, os Raio - X eram feitos no P.A. do Maria Izabel e na UPA, mas nem todos poderiam ser realizados nestes locais, por causa da capacidade", esclarece Josiane.

A coordenadora informou que o Raio - X da Santa Casa de Misericórdia de Assis está consertado e que os atendimentos estão acontecendo. "Gerou fila de espera por conta deste período que ficou quebrado", confirma.

A reportagem do AssisCity conversou com a equipe do setor da Unidade de Avaliação e Controle (UAC), da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, a qual informou que o aparelho de Raio - X ficou quebrado por quatro meses, de janeiro a abril, e comunicou que uma reunião com a equipe da Santa Casa será feita nesta semana ainda para agilizar os exames.

Maria Alves dos Santos Barros

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais