20 de Setembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL
16/07/2017

Projeto Perspectivas da Penitenciária de Assis concorre ao Prêmio INNOVARE

O Projeto foi idealizado em 2008 pelo agente de Segurança Penitenciária Mauro Sérgio Nunes

Na última semana de junho foi realizada na Penitenciária de Assis a solenidade de encerramento do primeiro semestre de 2017 do Projeto Perspectivas, sendo esta a 10ª Edição realizada. O Projeto foi idealizado em 2008 pelo agente de Segurança Penitenciária Mauro Sérgio Nunes, falecido em 2016, e teve continuidade liderado pelos funcionários do Centro de Trabalho e Educação Roseli Ferreira Ameduri, Rosana Ferreira, Fernando Augusto Carmo Leme Chu e Carlos Alberto de Oliveira.

O Projeto tem como objetivo despertar e motivar o sentenciado para mudança comportamental e cultural, fazendo com que ele seja mais consciente em seu dia-a- dia e reflexivo acerca de sua realidade e de suas possibilidades de reintegração social.

A metodologia utilizada é a realização de quatro grupos anuais. Cada grupo, de 60 sentenciados, participa do Programa em 16 encontros semanais com 4 horas de duração, num total de 64 horas, sendo trabalhados anualmente 240 sentenciados. Em cada encontro é trabalhado um tema através de palestras, dinâmicas de grupo, vídeos informativos e motivacionais, músicas, leitura de textos e discussão em grupo. Os temas são autoestima; família; resgate; trabalho em grupo; companheirismo; vencendo preconceitos; sentimentos contraditórios; domínio próprio; perseverança, gentileza, gratidão e superação.

Através do Projeto os sentenciados são encaminhados para outros projetos da Unidade, sendo eles: Música na Prisão, Ressocializar com Arte, Projeto Amoarte; Curso de Mecânica Básica; Projeto de Leitura e Produção de Texto, Curso de Informática Básica; Programa de Educação para o Trabalho, Projeto de Filosofia Funcional e Cursos Profissionalizantes.

Tem-se como resultado:

-interesse e procura pela educação, sendo a Penitenciária de Assis a Unidade Prisional com maior número de reeducandos estudando;
-identificação de "talentos" e habilidades para participação em outros projetos da Unidade, promovendo a individualização da pena;
-contribuição para a disciplina da Unidade; e
-promoção de mudanças pessoais com vistas à reinserção social.

No evento estavam presentes funcionários e diretores da Unidade, representantes do Instituto Augusto Cury, da UNESP de Assis, da UNIP de Assis, do Conselho da Comunidade, da Central de Atenção ao Egresso e Famílias, da UEL de Londrina, da Pastoral Carcerária, da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e representante do DATAFOLHA que na ocasião realizou apontamentos para serem encaminhados ao Prêmio INNOVARE, no qual o Projeto Perspectivas esta concorrendo.

O diretor Técnico III da Unidade, Dr. Mauro Luiz Lima, encerrou o evento fazendo apontamentos sobre a importância do Projeto e das parcerias conquistadas pela Unidade, salientando que a Educação é a porta de entrada para a transformação e amadurecimento pessoais.

Confira algumas fotos do Projeto:








Divulgação
+ VEJA TAMBÉM