21 de Novembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO
16/07/2017

Estudantes da FATEC fazem campanha online para construção de prédio em Assis

O terreno já foi doado e resta o Governo do Estado de São Paulo iniciar as obras

Os estudantes da FATEC de Assis iniciaram recentemente uma campanha nas redes sociais para pressionar o governador Geraldo Alckmin sobre a construção do prédio da faculdade na cidade.

De acordo com Lucas Gomes Malaquias de Azevedo, aluno do 6° semestre de Gestão Comercial e um dos participantes da campanha, o que os estudantes pretendem é que o Governo do Estado libere a verba para a construção, já que o terreno foi cedido pela Prefeiturade Assis .

"O que está relacionado à Prefeitura Municipal não há problemas, pois o terreno já foi doado. O local é próximo ao parque de exposições da FICAR, onde já está sendo construída a unidade do SEST SENAT. O que queremos com a campanha é justamente pressionar o Governo do Estado de São Paulo para a liberação da verba e o início das obras", afirma.

Lucas disse que a iniciativa partiu dos próprios alunos, sem qualquer influência da direção ou coordenação da FATEC. São seis turmas, compostas por aproximadamente 40 alunos cada, o que compõe um coletivo de cerca de 240 estudantes.

"Nós formamos uma comissão de alunos para planejar ações conjuntas sobre a nossa demanda. A comissão é formada por dois alunos de cada sala e estamos planejando em tentar parcerias como o CIVAP e a Câmara Municipal de Assis, porque entendemos que também se trata de uma questão política e queremos força para conseguir. Atualmente ficamos no prédio da ETEC, onde somos muito bem acolhidos, mas queremos o nosso espaço, especialmente pensando na possibilidade de trazer novos cursos para Assis", salienta.

O estudante disse que a campanha é justamente para conseguir esse espaço, mas que a qualidade da FATEC não tem queixas.

"Nós temos professores mestres e doutores que são muito bons. A nossa demanda não é questionar a qualidade do ensino, pois temos certeza que é muito boa. O que queremos mesmo é termos uma identidade própria e virem novos cursos para a cidade, já que isso só tem a beneficiar Assis e região. Seria um ganho histórico e ajudaria muito os estudantes, já que a FATEC tem alta empregabilidade. Por ser véspera de um ano político, sabemos que a hora é agora", acrescenta.

A campanha ganhou hashtags como #SomosTodosFatecAssis e #AlckminVenhaVisitaraFatecAssis. A veiculação pode ser acompanhada pelas redes sociais e também pelo grupo FATEC em Assis.

"Felizmente temos tido um retorno positivo da população; a comunidade tem compartilhado nosso pedido e estamos unindo alunos e comunidade para conseguirmos sensibilizar o governador Geraldo Alckmin. Queremos chamar a atenção para nossa causa", conclui.

Em nota, a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informou que "a Fatec Assis funciona desde 2014 na Vila Xavier e conta hoje com mais de 200 alunos matriculados no curso superior Tecnológico de Gestão Comercial. Em relação à construção da nova sede da unidade, a instituição aguarda a transferência do terreno pela Prefeitura".

Já a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Assis informou que a doação foi autorizada no dia 24 de abril de 2015, por meio da Lei 6014. A área total é de 22.596,50m². Em 2013, a autorização foi dada pela Lei 5808, de 29 de novembro de 2013, para celebrar o convênio com a FATEC.

"No âmbito da Prefeitura, já foram feitos todos os trâmites legais. Agora, resta aguardar a movimentação do Governo do Estado", informa


Estudantes do 6° semestre de Gestão Comercial

Lucas Gomes Malaquias de Azevedo

Campanha online feita pelos alunos da FATEC de Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM