Buscar no site

Assis registra 12 casos suspeitos de H1N1 no primeiro semestre deste ano

Em 2016, foram 59 casos suspeitos, 12 confirmados e três óbitos no mesmo período

Redação AssisCity/ Foto: Ilustrativa

  • 23/07/17
  • 21:00
  • Atualizado há 352 semanas

Assis registrou no primeiro semestre deste ano 12 casos suspeitos de H1N1 no Município, dos quais nenhum foi confirmado. Os dados são da Vigilância Epidemiológica, que informou a diferença entre os casos registrados no ano passado.

Em 2016, no mesmo período, o município registrou 59 casos suspeitos, dos quais 12 foram confirmados, além de três óbitos em decorrência da doença. Os óbitos foram de dois homens, com idades entre 50 e 60 anos, além de uma mulher, na faixa etária entre 60 e 70 anos.

Assis realizou a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A H1N1 pelo período de 17 de abril a 9 de junho, mas as vacinas continuam disponíveis nos postos de saúde, tanto para o público prioritário, quanto para os demais cidadãos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Assis, até o dia 20 de julho foram vacinadas 24.471 pessoas no Município. Ao todo foram 21.164 doses e uma cobertura total de 86,49% do público alvo, que são crianças de seis meses a dois anos, crianças de dois a cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos.

Nilsa Leite, enfermeira responsável pelo departamento, faz um alerta sobre o que deve ser feito para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1.

"Dentre aquilo que podemos fazer para evitar a doença está lavar sempre as mãos, especialmente após tossir e espirrar; utilizar sabão ou álcool 70%; utilizar lenços descartáveis; deixar o ambiente sempre ventilado; cobrir a boca e o nariz sempre ao espirrar; não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa; não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres; evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão, além de evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto", afirma.

Aqueles que quiserem se imunizar contra o vírus Influenza A H1N1 podem procurar a Unidade Básica de Saúde ou a Estratégia Saúde da Família do seu bairro para tomar a vacina.

Receba nossas notícias em primeira mão!