Buscar no site

MPF pede prisão preventiva de ex-presidente do BB e Petrobras

Investigado pela PF, Aldemir Bendine é de Paraguaçu Paulista

Fonte: O Globo

  • 01/08/17
  • 15:00
  • Atualizado há 347 semanas

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão preventiva do paraguaçuense Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, depois que foram encontradas, na casa dele, documentos e anotações referentes ao empréstimo dado pelo banco à Odebrecht Agroindustrial.

Investigado pela PF, Aldemir Bendine, de Paraguaçu Paulista, havia sido preso temporariamente (por cinco dias) na última quinta-feira, na 42ª Fase da Lava-Jato. Os procuradores também pediram a prisão do publicitário André Gustavo Vieira e do irmão dele, Antonio Carlos, acusados de atuarem como intermediadores de propina para Bendine e políticos do PMDB. A prisão preventiva não tem prazo para terminar.

Bendine foi preso depois de delatado pelo empresário Marcelo Odebrecht e por Fernando Reis, executivo do grupo. Eles disseram que André Gustavo pediu, em nome de Bendine, 1% do valor do contrato de rolagem de dívida, o que significava R$ 17 milhões em propina.

A empresa pagou R$ 3 milhões em espécie, entregue num apartamento em São Paulo pelo "departamento de propina" da empresa.

Receba nossas notícias em primeira mão!