20 de Setembro de 2017
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS
14/08/2017

Cuidados especiais para crianças não terem cáries

Quando as crianças recebem orientação e cuidados desde cedo, elas crescem com dentes sadios e livres de cárie

Às vezes parece desnecessário ir ao dentista regularmente ou levar os filhos para uma consulta de avaliação. Entretanto, muitas vezes não conseguimos fazer a correta higienização em casa. Portanto, as idas regulares ao dentista fazem parte da manutenção preventiva, em que o dentista ensina a forma correta da higienização, estando sempre atento a pequenas alterações que possam colocar em risco a saúde bucal dos pequenos.

O Conselho Federal de Odontologia reforça o alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. Segundo a estimativa do Conselho, 20 milhões de brasileiros nunca tiveram acesso ao dentista. Esse fato é preocupante já que existem muitas doenças gerais relacionadas à saúde bucal, como o câncer (depois dos tumores de pele, o câncer da cavidade oral em homens é o quarto mais frequente na Região Sudeste (14,58/100 mil); problemas cardíacos , sendo que 45% das doenças cardíacas têm origem em problemas bucais), e várias outras doenças. O controle das doenças bucais pode ser feito de maneira simples começando pela visita ao dentista.

Para ampliar ainda mais esse controle, a Sartori Odontologia aposta na conscientização dos pais e crianças sobre a importância da correta higienização e cuidados com a saúde bucal desde cedo.

A área da odontopediatria avalia os hábitos da criança, o estado bucal inicial, quantidade de placa, e a partir desse registro, a profissional avalia a chance da criança desenvolver cárie, ou qualquer outra doença relacionada à cavidade oral.

Sabe-se que alimentação desequilibrada, com excesso de carboidrato e de açúcar, estimula a formação de placa bacteriana. Junto a isso, a escovação inadequada e higienização incompleta com pouco uso do fio dental também contribuem para a instalação da doença cárie.

Com essas informações em mãos, a dentista odontopediatra sugere os possíveis erros alimentares relacionados à cárie e, eventualmente, encaminha a criança ao nutricionista. Uma das orientações é acrescentar, por exemplo, o consumo de frutas fibrosas que agem como autolimpantes dos dentes. Além, de ensinar as técnicas corretas de higienização tanto para os pais como para seus filhos.

Essas são algumas das dicas valiosas que a Sartori Odontologia se preocupa em passar aos pequenos clientes e a seus pais e cuidadores.

Patricia Sartori
É cirurgiã dentista formada na Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. Atende na Clínica que fica na Rua: Duque de Caxias, 269 – Assis/SP. Tel:. (18) 3324 8491 // Vivo: 98190 7897 // Tim: 99701 8491
+ VEJA TAMBÉM