Buscar no site

Secretaria de Saúde promove ações para campanha sobre aleitamento materno, em Assis

O mês de agosto é dedicado ao tema e chamado de Agosto Dourado

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 04/08/17
  • 11:00
  • Atualizado há 350 semanas

A Secretaria Municipal de Saúde promove até o dia 7 de agosto, segunda-feira, a 13ª Semana Municipal de Aleitamento Materno, em Assis. O tema deste ano é "Trabalhar juntos para o bem comum" .

De acordo com a nutricionista e presidente do Comitê Municipal do Aleitamento Materno de Assis, Luciana Gonçalves de Carvalho, o aleitamento é de suma importância para a vida do bebê.

"A amamentação é a estratégia de maior impacto e capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de cinco anos em todo o mundo. É o alimento mais completo para promover o desenvolvimento e o crescimento infantil. Há 20 anos, a semana de 1º a 7 de agosto é a Semana Mundial do Aleitamento Materno", afirma.

A campanha acontece durante a semana, mas se estende por todo o mês, chamado de Agosto Dourado. O Congresso Nacional inclusive sancionou uma lei para tornar o mês oficialmente destinado a essa causa.

"O Agosto Dourado tornou-se o mês de luta para o incentivo à amamentação, colocando o dourado como símbolo do padrão ouro de qualidade. Durante a Semana Municipal, nós solicitamos que as Unidades de Saúde realizem ações para a comunidade sobre a temática, como grupos, teatros e cartazes, incluindo palestras no CRAS", diz.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, além de divulgar a doação de leite materno para o Banco de Leite Humano no Hospital Regional.

"Também queremos aumentar a prevalência do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e incentivar a amamentação continuada até os dois anos de idade. A iniciativa é de suma importância, já que a amamentação é o início da promoção da saúde do bebê, em virtude dos grandes benefícios que traz para ele, para a mãe e a família", salienta.

A nutricionista ministrará uma palestra sobre o tema "Os primeiros 1000 dias do bebê e as vantagens da amamentação" nos seguintes dias, horários e locais:

Na segunda-feira, 7, a partir das 10h, no CRAS II; na terça-feira, 8, a partir das 14h, no CRAS I; na quarta-feira, 9, a partir das 8h30, no CRAS III e na quinta-feira, 10, a partir das 14h, no CRAS IV.

Luciana Gonçalves de Carvalho

Receba nossas notícias em primeira mão!